- PUBLICIDADE GOOGLE-

Itajaí deve colher mais de 16 mil toneladas de arroz na safra 2022/2023

Os agricultores de Itajaí começaram o mês de fevereiro trabalhando na colheita do arroz. A expectativa é que este ano sejam colhidas 170 sacas por hectare, em torno de 8,5 toneladas, nas lavouras do interior do Município. Isso representa mais de 16 mil toneladas de arroz. O grão é um dos principais produtos agrícolas de Itajaí e responsável pelo sustento de diversas famílias.

De acordo com informações da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), na safra de 2021/2022, Itajaí colheu mais de 16 mil toneladas em 1.909 hectares de lavouras de arroz. A produtividade média na safra anterior foi de 160 sacas de arroz por hectare, pouco mais de 8,5 toneladas. A colheita deve seguir até junho.

Continua após o anúncio

Segundo o Boletim Agropecuário publicado em janeiro pela Epagri/Cepa, Santa Catarina deve produzir 1.238.587 toneladas de arroz na safra 2022/2023, um pequeno recuo de -1,07% em relação ao ciclo anterior. A produtividade deve ser de 8.424 quilos por hectare neste ano. Em nível nacional, Santa Catarina é considerado o segundo maior produtor de arroz do país, atrás somente do Rio Grande do Sul.

O secretário de Agricultura e Expansão de Itajaí, Vanderley Dalmolin, ressalta que o mês de fevereiro começou com condições climáticas positivas para a colheita de arroz. “Nas últimas semanas, os dias ensolarados têm contribuído com o trabalho dos agricultores. Logo cedo eles já estão nas lavouras com os maquinários prontos para mais um dia de colheita deste produto que é de extrema importância para economia itajaiense, afinal, são cerca de 50 famílias que trabalham com o cultivo de arroz em nosso município”, pontua o secretário.

Continua após o anuncio

Produção que enche de orgulho

O começo da safra do arroz é de trabalho intenso nas lavouras. O agricultor Evandro Bertholdi foi criado em meio às plantações do grão de seu pai. Agora, ele e o irmão, Reinaldo Bertholdi, dão continuidade ao trabalho nas lavouras de arroz.

Continua após o anúncio

“Eu gosto do que faço aqui, não tem rotina pra gente e todos os dias temos algo diferente para observar na lavoura, ver se as plantas estão crescendo, se precisa passar algum fungicida e assim vamos cuidando, como se fosse uma criança. É um orgulho”, comenta o agricultor.

O descanso para esses agricultores vêem quando a produção chega às indústrias. A partir daí, inicia um novo processo que levará o alimento para a mesa de milhares de brasileiros.

Plantio pré-germinado

Embora Itajaí tenha um cultivo diversificado de produtos nas 18 comunidades do interior, o arroz é a principal cultura agrícola produzida no município. Outro diferencial é que os produtores trabalham com o plantio chamado de pré-germinado nas lavouras. A dinâmica da atividade acontece com a área inundada antes da semeadura do grão.

Neste cultivo, o solo é preparado em duas etapas: a primeira ocorre com equipamentos que vão romper as camadas mais compactas e eliminar a cobertura vegetal, um processo realizado com arado. No segundo momento, é feito o nivelamento da área e, após 30 dias, é feita a adição de agroquímicos a fim de eliminar desde o início as possíveis ervas daninhas. Desta maneira, cria-se um ambiente saudável para a germinação e crescimento das ramas de arroz. Em média, o preparo da terra para a produção dura cerca de 120 dias. 

Fonte: Prefeitura de Itajaí

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais