- PUBLICIDADE GOOGLE-

Sérgio Adriano H expõe o projeto Ser Negro em frente ao MAB

O artista Sérgio Adriano H, que vive e atua entre Joinville (SC) e São Paulo (SP), celebra os 20 anos de carreira com o projeto “Ser Negro”, exposição que tem a curadoria de Juliana Crispe e está legitimada pela conquista do Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Artes – 2021, uma iniciativa do governo do Estado de Santa Catarina por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC).

O itinerário da mostra contempla o Museu de Arte de Santa Catariana (Masc), em Florianópolis (SC) e prevê intervenções na rua em frente ao Museu de Arte de Blumenau (MAB), nesta quarta-feira, dia 15 de fevereiro, e na Praça Coronel Bertaso, em Chapecó (SC). Por fim, ocorre nas calçadas das galerias Choque Cultural, em São Paulo (SP), e do Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos (IPN), no Rio de Janeiro (RJ).

Continua após o anúncio

O momento inaugural do projeto aconteceu na Casa da Cultura Fausto Rocha Junior, na Galeria Municipal de Arte Victor Kursancew, em Joinville, em 2022. A descentralização das ações proposta pelo edital entra em consonância com os interesses do artista que aprecia estar nas ruas, onde expõe nas calçadas, nas escadarias, em lugares movimentados. Com uma atuação transregional, Sérgio Adriano H adota estratégias, referências e parcerias em favor da criação, da circulação dos trabalhos, da reflexão e produção de conhecimento.

O artista constrói suas imagens a partir de fotos, vídeos, instalações e objetos com os quais questiona o sistema simbólico chamado “verdade”, um conceito nem sempre contemplado nos livros da história do Brasil, cujos textos apostam no apagamento social dos negros, negam a identidade racial e violentam aqueles que são hoje, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o maior contingente populacional do país. A invisibilidade e os seus efeitos se afirmam por meio de um discurso de cordialidade, da negação do racismo estrutural e pela violência com números estarrecedores de homicídios, nos quais jovens e negros aparecem sempre no patamar das vítimas.

Continua após o anuncio

Ficha técnica

Artista: Sérgio Adriano H

Continua após o anúncio

Curadora: Juliana Crispe

Design: Jan M.O.

Assessoria Educacional: Cyntia Werner

Palestrantes: Baixo Ribeiro, Igor Simões, Rodrigo Domingos, SheylaAyo e Simone Henrique

Workshops: Priscila dos Anjos

Imprensa e revisão: Néri Pedroso

Exposição

O quê: Exposição “Ser Negro”

Quando: quarta-feira, 15 de fevereiro, 9h às 14h

Onde: em frente ao Museu de Arte de Blumenau (MAB)

Quanto: Gratuito

Realização

Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Artes – 2021, Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Governo do Estado de Santa Catarina

Apoio cultural

Museu de Arte de Blumenau (MAB), Galeria Choque Cultural (SP) e Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos (IPN), Rio de Janeiro (RJ)

Saiba mais

facebook.com/sergioadrianoh

Instagran/sergio_adriano_h

Flick: Sergio Adriano H

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello

postada em 13/02/2023 18:16 – 38 visualizações

Fotos

Fonte: Prefeitura de Blumenau SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais