- PUBLICIDADE GOOGLE-

Semed realiza primeiro encontro de formação com profissionais da educação bilíngue

Nesta segunda e terça-feira, dias 12 e 13, a Secretaria de Educação (Semed) realizou uma formação para os professores da educação bilíngue da rede municipal de ensino. Ao todo,180 profissionais participaram deste primeiro encontro. São três encontros que vão ocorrer ao longo do ano. 

A formação foi destinada para servidores novos e os que já faziam parte da rede municipal de ensino. Participaram professores regentes dos anos iniciais, de segundas línguas (alemão, inglês e libras), coordenadores, diretores e diretores adjuntos. 

Continua após o anúncio

O objetivo dos encontros foi contextualizar o que é a educação bilíngue e como se aplica na prática. Além disso, também potencializar os processos de ensino e de aprendizagem na Educação Bilíngue. Para os profissionais que já faziam parte da rede de ensino também foi aplicado práticas para que se aprofundem os estudos na abordagem metodológica e para o desenvolvimento de práticas de oralidade, de leitura e de escrita.

“A educação bilíngue é um grande marco na rede de ensino de Blumenau. É uma forma de oferecer mais qualidade no aprendizado e oportunidades para nossos estudantes. Através da educação bilíngue, as crianças têm a possibilidade de ter contato com uma segunda língua desde a infância, assim sendo mais preparadas para o mundo do trabalho quando saem da escola”, declara Alexandre Matias, secretário municipal de educação.    

Continua após o anuncio

As atividades da formação incluem palestras, leituras de artigos e atividades como sequências didáticas e planejamentos que envolvem uma melhor prática em sala de aula. Esse primeiro encontro contou com quatro horas. De acordo com o edital da Secretaria Municipal de Educação, haverá mais dois encontros de quatro horas, totalizando doze horas. Além disso, também vão ocorrer reuniões de trabalho e assessoria nas Instituições de Ensino.

Educação Bilíngue
  
A Educação Bilíngue foi implantada na Rede Pública Municipal de Ensino de Blumenau no ano de 2019. Ela tem por objetivos criar, desenvolver e ampliar, por intermédio de experiências culturais e interações sociais mediadas pelas linguagens em diferentes contextos de aprendizado, comunidades de fala bilíngues, por meio do uso de sinais, comunicação visual, escuta, leitura e escrita em Língua Portuguesa e em uma segunda língua, oferecida pelas Instituições de Ensino. 
  
Atualmente, a Rede possui 18 Instituições de Ensino Bilíngues. Os estudantes possuem desde o primeiro ano do Ensino Fundamental o contato diário com a segunda língua, uma vez que os conceitos e conteúdos dos componentes curriculares são ensinados, concomitantemente, na Língua Portuguesa e na língua ofertada, provendo, desta forma, a aquisição da segunda língua de forma natural. 

Continua após o anúncio

“A educação pública bilíngue oferece oportunidades e um futuro melhor para nossas crianças e adolescentes. Seguimos trabalhando para aumentar o número de unidades anualmente. Com responsabilidade, gestão e cientes de que apenas a educação é capaz de mudar os rumos de uma sociedade”, declara Mário Hildebrandt, prefeito de Blumenau.

Assessora de comunicação: Júlia Vanderlinde

postada em 14/02/2023 15:50 – 13 visualizações

Fotos

Fonte: Prefeitura de Blumenau SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail pauta@schoje.news ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais