- PUBLICIDADE GOOGLE-

Novo polo de iniciação ao esporte, oferece escalada indoor gratuitamente para crianças e adolescentes

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria Municipal do Esporte, esta disponibilizando um novo polo gratuito para a iniciação esportiva de crianças e adolescentes com espírito aventureiro, talento e disposição para esportes radicais.  A modalidade desenvolvida é a Escalada Indoor Boulder. Os treinos acontecem quatro vezes por semana (segunda, terça, quinta e sexta-feira), sempre no contraturno escolar, no Centro de Escalada Sirius, que funciona anexo a Sociedade Recreativa e Esportiva Ipiranga. Podem participar crianças de 06 a 12 anos e adolescentes de 13 a 17 anos. 

A escalada indoor surgiu como esporte na Ucrânia, pelos praticantes que, por causa do rigoroso inverno do leste europeu não conseguiam ir até as montanhas. Os escaladores então começaram a adaptar a subida em paredes construídas em lugares fechados e aquecidos. Com o passar dos anos, a prática esportiva da escalada indoor se popularizou no mundo, e atingiu o nível de alto rendimento, tanto que o Comitê Olímpico Internacional (COI), incluiu o esporte como modalidade olímpica, estreando nos Jogos Olímpicos de 2020, disputados em Tókio. Atualmente existem três tipos de escaladas esportivas indoor: Guiada, Boulder e Speed.

Continua após o anúncio

Em Blumenau, a Escalada Indoor Boulder começou a ser praticada como esporte de iniciação esportiva e alto rendimento em 2021. O objetivo da Escalada Indoor Boulder é chegar ao “TOP” o ponto final de paredes denominadas de vias com no máximo 5 metros de altura, podendo ou não ser inclinadas, a proteção dos competidores é feita por colchões. Vários atletas de diversas categorias percorrem juntos, trajetos específicos de vias, quanto mais vias forem escaladas em um tempo pré-determinado e maior for o nível de dificuldade, mais pontos o atleta marca.

Em 2022, já com o foco na iniciação esportiva e sob o comando da técnica Elisete Vitório Correia, a equipe CES/SME Blumenau foi campeã estadual infantil de Escalada Indoor Boulder. Formada com bacharelado e licenciatura em Educação Física, Elisete é técnica da iniciação esportiva da Secretaria Municipal do Esporte de Blumenau, técnica de base infantil e juvenil em Santa Catarina e arbitra nacional de escalada indoor, ambos pela Associação Brasileira de Escalada Esportiva (ABEE), entidade máxima responsável pelo esporte no Brasil.

Continua após o anuncio

Expectativas para 2023

Além da iniciação esportiva a equipe CES/SME Blumenau é formada por atletas que representam o município de Blumenau nas principais competições da Escalada Indoor (Guiada, Boulder e Speed), como o Campeonato Brasileiro que será realizado em novembro deste ano. A equipe será forma por seis atletas na categoria juvenil e cinco atletas na categoria adulta, todos com vaga garantida. Já as crianças menores de 12 anos, vão à busca do bicampeonato estadual e também participam do festival “Copa Brasil de Escalada Indoor”, que possui um regulamento mais maleável, porém conta pontos no ranking da modalidade.

Continua após o anúncio

Benefícios para a Saúde

A Escalada Indoor é um esporte que tem inúmeros benefícios para a saúde, pois movimenta praticamente toda a estrutura muscular do corpo dos atletas, dando resistência muscular no abdômen, braços e pernas, desenvolve o equilíbrio, a coordenação motora, a concentração e consciência corporal.

Ficou Interessado? Saiba como aderir a Iniciação Esportiva na Escalada Indoor ou outras modalidades esportivas

Os pais/responsáveis legais de crianças e adolescentes interessados na prática esportiva da Escalada Indoor Boulder podem obter informações pelo fone/Whatsapp (47)98817-1644, ou diretamente no local e horário dos treinos. Podem participar crianças de 06 a 12 anos, e adolescentes de 13 a 17 anos. O Centro de Escalada Sirius, funciona anexo a Sociedade Recreativa e Esportiva Ipiranga, que está localizada na Rua São Paulo, 2929, bairro: Itoupava Seca.

Além da Escalda Indoor Boulder, a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria do Esporte (SME), oferece na iniciação esportiva, outras 21 modalidades esportivas (Artes Marciais, Atletismo, Basquetebol, Badminton, Boxe, Capoeira, Futebol de Campo, Futsal, Ginástica Rítmica, Handebol, Judô, Jiu-Jitsu, Karatê, Muay Thai, Natação, Punhobol, Taekwondo, Tênis de Campo, Tênis de Mesa, Voleibol e vôlei de praia), que atendem mais de 3800 crianças e adolescentes de forma gratuita no contraturno escolar. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone (47) 3381-6868, ou diretamente na sede da SME, que está localizada em frente ao Parque Ramiro Ruediger, na Rua Alberto Stein, 544, bairro Velha.

Atenção

A prática da modalidade esportiva Escalada Indoor, só deve ser realizada em locais onde haja técnicos e instrutores qualificados para fazer o acompanhamento, com os equipamentos de segurança adequado, que respeite as normas de segurança e os limites físicos de cada atleta.

Assessor de comunicação: Emerson Jose Geraldo

postada em 14/02/2023 11:45 – 2 visualizações

Fotos

Fonte: Prefeitura de Blumenau SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais