________
- PUBLICIDADE GOOGLE-

Vale-gás faz primeiro pagamento do ano. Veja detalhes

O Governo Federal começa a primeira rodada de pagamentos do vale-gás nacional neste ano de 2023. O programa não foi pago no último mês de janeiro, já que tem caráter bimestral. Estima-se que mais de 5 milhões de brasileiros estejam aptos ao recebimento da quantia do benefício social.

O vale-gás nacional de fevereiro está repassando R$ 110 por família. O valor não pode ser nem maior e nem menor do que este patamar. Apenas uma pessoa da casa pode receber o saldo. Todos os beneficiários contam com um prazo de 90 dias para movimentar a quantia de alguma forma.

Continua após o anúncio

As regras de movimentação do vale-gás nacional são basicamente as mesmas registradas no ano passado. O cidadão pode usar a quantia através do sistema do app do Caixa Tem. Através do aplicativo, é possível pagar contas, transferir saldos para outros bancos e até mesmo gerar um código para saque em caixas eletrônicos, casas lotéricas e correspondentes Caixa Aqui.

O cidadão também pode movimentar o dinheiro do vale-gás nacional através dos cartões do Auxílio Brasil ou mesmo do Bolsa Família. Mesmo que o dispositivo seja oficialmente de um outro programa social, ele pode ser usado para movimentar a quantia do vale-gás nacional normalmente.

Continua após o anuncio

Assim como acontece com o Bolsa Família, os pagamentos do vale-gás nacional ocorrem com base no final do Número de Identificação Social (NIS) de cada família. Nesta segunda-feira (13), as liberações estão acontecendo apenas para os cidadãos que possuem o NIS final 1. Segundo a Caixa Econômica Federal, este dinheiro está na conta desde as primeiras horas da manhã.

O calendário do vale-gás

Abaixo, você pode conferir o calendário completo do vale-gás nacional para este mês de fevereiro.

Continua após o anúncio
  • Usuários com NIS final 1: 13 de fevereiro (segunda-feira);
  • Usuários com NIS final 2: 14 de fevereiro (terça-feira);
  • Usuários com NIS final 3: 15 de fevereiro (quarta-feira);
  • Usuários com NIS final 4: 16 de fevereiro (quinta-feira);
  • Usuários com NIS final 5: 17 de fevereiro (sexta-feira);
  • Usuários com NIS final 6: 22 de fevereiro (quarta-feira);
  • Usuários com NIS final 7: 23 de fevereiro (quinta-feira);
  • Usuários com NIS final 8: 24 de fevereiro (sexta-feira);
  • Usuários com NIS final 9: 27 de fevereiro (segunda-feira);
  • Usuários com NIS final 0: 28 de fevereiro (terça-feira).

Quem pode receber?

As regras de entrada do vale-gás nacional neste mês de fevereiro são semelhantes às normas do ano passado. Para ter direito ao recebimento do saldo, o cidadão precisa ter uma renda per capita mensal de até meio salário mínimo.

Além disso, é importante ter uma conta ativa no sistema do Cadúnico. Pessoas que estão dentro do Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) também têm direito.

Em todos os casos, mesmo que o cidadão cumpra todas as regras de entrada do programa social, é necessário aguardar pela seleção do Ministério do Desenvolvimento Social. O ritmo de seleção obedece a uma lógica de respeito ao espaço orçamentário para os pagamentos.

Como saber se vou receber?

O Governo Federal já divulgou as informações de fevereiro do programa vale-gás nacional. Qualquer cidadão pode conferir se vai receber ou não o dinheiro através do app oficial do Auxílio Brasil. Basta entrar em sua conta e conferir se o saldo está em seu nome.

A consulta pode ser feita até mesmo por pessoas que ainda não receberam o benefício. Mesmo antes da data do seu pagamento, o Governo Federal informa se existe uma previsão de depósito deste dinheiro em sua conta.

Veja o que é sucesso na Internet:

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Maurício Freitas
Maurício Freitas
Maurício Freitas é Jornalista, Ator, Dublador, Locutor, Voice-Over, Voice Artist. há mais de 20, com trabalhos realizados em diversos segmentos, para emissoras de Rádio e Televisão, Internet, Narração, Dublagens e Voice-Over .

Veja Mais