- PUBLICIDADE GOOGLE-

Programa Alimenta Brasil promove capacitação para agricultores familiares em Itajaí

Os agricultores familiares fornecedores do Programa Alimenta Brasil no Município de Itajaí vão participar nesta terça-feira (14) da “Capacitação sobre Rastreabilidade de Produtos de Origem Vegetal”. O treinamento, organizado pela coordenação municipal do Programa Alimenta Brasil, será gratuito e realizado das 14h30 às 16h30, no Parque do Agricultor.

Em Itajaí, o Programa Alimenta Brasil é coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e Expansão Urbana. Este Programa do Governo Federal tem como objetivo adquirir alimentos da agricultura familiar local e doar às famílias em vulnerabilidade social e entidades da rede socioassistencial, a fim de promover a Segurança Alimentar e Nutricional.

Continua após o anúncio

A capacitação contará com o apoio da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), que orientará os agricultores familiares acerca dos procedimentos para preenchimento do Diário de Campo e uso do Sistema e-Origem. Além do treinamento, os agricultores familiares terão o apoio do Município, que disponibilizará funcionária para atuar como facilitadora do Programa e-Origem. A intenção é auxiliar os agricultores familiares na emissão da rastreabilidade, que será gerada diretamente no sistema disponibilizado pela Cidasc.

“A rastreabilidade dos produtos de origem vegetal é uma exigência para que os agricultores familiares sejam fornecedores do Programa Alimenta Brasil. Este procedimento possibilita, por meio de um QR code, o acesso às informações de plantio, cultivo, manejo e colheita dos vegetais, favorecendo o controle de qualidade dos alimentos que serão doados à população”, ressalta a nutricionista Elinia da Silva Mateus Marsango, coordenadora municipal do Programa Alimenta Brasil em Itajaí.

Continua após o anuncio

Esta é mais uma etapa para que o município inicie a operacionalização do Programa Alimenta Brasil. A cidade foi contemplada por meio de termo de adesão junto à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social de Santa Catarina, mediante critérios estabelecidos pelo Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de Santa Catarina.

A capacitação é voltada aos agricultores familiares do município, entretanto, a mesma será aberta aos interessados. Os participantes receberão material didático e certificado. Não é necessária inscrição para o evento. 

Continua após o anúncio

Fonte: Prefeitura de Itajaí

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais