- PUBLICIDADE GOOGLE-

Como medir o calor: aprenda a diferença entre temperatura, índice de calor e sensação térmica

O calor que sentimos na pele não pode ser medido apenas pela temperatura do ar. Indicadores como a umidade podem interferir de forma expressiva nessa sensação – e a medida que define isso é o Índice de calor. E quando se fala em frio, a velocidade do vento pode diminuir ou intensificar a sensação térmica. Os meteorologistas da Epagri/Ciram explicam a seguir como calcular o índice de calor (verão) e a sensação térmica (inverno).

Índice de calor

Essa medida define a intensidade do calor que a pessoa sente, com base na temperatura e na umidade do ar. “As pessoas têm o suor como mecanismo de perda de calor. Ele evapora com o calor da pele, reduzindo sua temperatura. Mas a água em forma de vapor, no ar, reduz essa taxa de evaporação do suor da pele”, observa Gilsânia Cruz, meteorologista da Epagri/Ciram. Isso explica por que sentimos mais calor em ambientes mais úmidos do que em locais mais secos, com a mesma temperatura.

Continua após o anúncio

No site da Epagri/Ciram, é possível calcular o índice de calor colocando a temperatura e a umidade relativa do ar (clique aqui para obter esses dados em SC).

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News
Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom

Sensação térmica

É a temperatura aparente sentida pela pele exposta, em virtude da combinação entre temperatura do ar e velocidade do vento. É por isso, por exemplo, que em dias frios, a sensação térmica pode ser muito inferior à temperatura por conta do vento.

Continua após o anuncio

“Em um país tropical como o Brasil, o conceito de sensação térmica é pouco importante e conhecido, embora as pessoas saibam que o vento e a brisa refrescam. Mas em países frios, a redução da temperatura provocada pelo vento pode causar problemas sérios de saúde, como a hipotermia”, aponta Gilsânia.

No site da Epagri/Ciram, é possível calcular a sensação térmica inserindo a temperatura e a velocidade do vento.

Continua após o anúncio
Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News
Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom

Por que a temperatura dos termômetros de rua não é oficial?

Os termômetros de ruas estão expostos ao sol, ao vento, em local com asfalto e muitas vezes no meio de prédios e construções em geral, o que aumenta muito a temperatura registrada. Nos carros, o calor fica armazenado e, normalmente, os termômetros também vão marcar temperaturas mais altas.

Como se mede a temperatura oficial?

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) estabeleceu alguns critérios, padrões e recomendações para a instalação de estações meteorológicas e a leitura dos instrumentos. “Esses procedimentos são adotados de maneira oficial no mundo inteiro, possibilitando uma conformidade nos dados meteorológicos observados, em qualquer parte do planeta”, esclarece a meteorologista Laura Rodrigues, da Epagri/Ciram.

Os instrumentos meteorológicos devem ficar em abrigos específicos, para que as intempéries e a ação dos raios solares, diretos ou refletidos, não interfiram tanto na medição. Quando o assunto é “recorde” de temperatura máxima ou mínima, comumente escutamos “temperatura medida na sombra”. Essa “sombra” é justamente o abrigo meteorológico.

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News
Foto: Divulgação / Epagri

Os abrigos, geralmente de madeira, têm persianas duplas em todas as faces, que permitem uma pequena circulação de vento no interior, e ficam instalados a cerca de 1,2m do solo. A estrutura é pintada na cor branca, para reduzir o superaquecimento provocado pela radiação solar. “A cor branca tem elevado grau de refletividade e, com isso, reduz-se o aquecimento interno excessivo dos instrumentos”, conta Laura. Medições de temperatura do ar máxima e mínima devem ser feitas à sombra, evitando chuva, vento e outros fenômenos adversos.

Saiba mais no site da Epagri/Ciram.

Mais informações:
Gilsânia Cruz e Laura Rodrigues, meteorologistas
(48) 3665 5007 ou 3665 5008

Fonte: Governo SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais