- PUBLICIDADE GOOGLE-

Município encerra formação e congresso para profissionais da educação

Mais de quatro mil profissionais da Educação encerraram nesta quarta-feira (08), o ciclo de formação e congresso fornecido pela Secretaria de Educação. Ao longo de três dias, os servidores se revezaram em grupos, entre as mais diversas temáticas da formação “Muitos Olhares para Educação” e o 2º Congresso Socioemocional, realizados na Univali. Os profissionais da Educação de Jovens e Adultos (EJA) ainda participam dos eventos na noite desta quarta-feira (08), das 18h45 às 22h.

“Quero agradecer a Secretaria de Educação e a Prefeitura Municipal de Itajaí pela formação – Saúde Emocional do profissional da Educação. Foi de grande importância esse entendimento sobre competência emocional, que nos ajuda a aprender e a entender nossas emoções no ambiente de trabalho e, desta maneira, desempenhar um trabalho com sucesso”, declarou a agente em atividades de educação, Lorena Targino de Almeida.

Continua após o anúncio

A formação continuada foi dividida em cinco temáticas: Planejamento para o desenvolvimento e para a aprendizagem: estratégias pedagógicas em pauta; Avaliação dos registros e da documentação pedagógica em análise; Prática Pedagógica Humanizada e Educação Inclusiva: compreendendo a legislação; Alimentação saudável: aleitamento materno, introdução alimentar, alimentação especial e escolar; e Plano de emergência escolar: Lei Lucas nº 13.722 e Primeiros Socorros.

“A Lei Lucas foi sancionada em 2018 e determina que as escolas públicas e privadas, de educação infantil e básica, se preparem para atendimentos de primeiros socorros. Essas instituições devem oferecer cursos que capacitem os professores e funcionários em noções básicas de primeiros socorros. Vale ressaltar que existem penalidades para quem descumprir a lei. O objetivo é sempre garantir a maior segurança para os estudantes e saber agir até que a assistência médica especializada chegue no local. Nossos profissionais aproveitaram os ensinamentos e, se necessários, saberão colocar em prática, ao longo deste ano letivo”, informou o diretor executivo da Secretaria de Educação, Julio da Silva.

Continua após o anuncio

Durante os três dias, foram 24h de formação e congresso, que deram direito a certificado aos participantes, e que seguem a meta 16 do Plano Nacional e também do Plano Municipal de Educação, que preveem a garantia a todos os profissionais da educação básica à formação continuada em sua área de atuação, considerando as necessidades, demandas e contextualizações dos sistemas de ensino. “Um profissional qualificado faz toda a diferença e segue uma caminhada com confiança, sabendo o que faz, com tranquilidade” destacou a profissional da educação, Eliane Pereira Ferreira dos Santos.

A formação e o congresso são preparatórios para a volta às aulas, que começam nesta quinta-feira (09), em todas as 117 unidades de ensino da Rede Municipal.

Continua após o anúncio

“Estou muito feliz com as orientações recebidas durante toda a formação, que desenvolveu com excelência os temas propostos e que, com certeza, irão contribuir muito para minha prática enquanto profissional, que almeja uma educação inclusiva”, pontuou outra participante, Kátia Regina da Veiga Venâncio.

“A secretaria da educação de Itajaí está de parabéns pela formação oferecida para nós, servidores, desde a estrutura, o lanche, os profissionais envolvidos, os temas, tudo simplesmente maravilhoso”, complementou a agente em atividades de educação, Silvana Débora dos Santos.

Fonte: Prefeitura de Itajaí

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais