Seja para evitar a insônia ou para matar a fome do fim do dia, saber o que comer antes de dormir é essencial para garantir a qualidade do seu sono. Afinal de contas, alimentos muito pesados ou gordurosos podem causar indigestão e atrapalhar seu momento de descanso.
O ideal para o lanchinho antes de dormir é priorizar alimentos saudáveis, nutritivos e que não elevem os níveis de açúcar no sangue, ou seja: que não forneçam uma energia extra ao organismo para que você consiga adormecer com tranquilidade.
Além disso, eles devem ter a digestão rápida, assim seu organismo pode focar em dormir ao invés de se esforçar mais para metabolizar os alimentos. Confira abaixo o que comer antes de dormir que matam a fome e, ao mesmo tempo, não atrapalham sua noite de sono.

1. Frutas são opções simples e práticas
Se você estiver procurando o que comer antes de dormir e não tiver muito tempo, pode apostar nas frutas. Opções como maçã, abacate e banana são recomendadas para este momento por serem fontes de nutrientes, fibras e por garantirem a sensação de saciedade pelo tempo em que você vai permanecer acordado. O ideal, ainda assim, é não exagerar nas porções para não deitar com o estômago muito cheio.
2. Ovos saciam a fome e são digeridos com facilidade
Para quem mantém uma dieta rica em proteínas visando o aumento da massa magra no corpo, os ovos também podem ser uma boa opção para comer antes de dormir.
O ideal é que eles sejam cozidos, mas se você quiser uma solução um pouco mais rápida, pode preparar ovos mexidos na frigideira antiaderente, assim não vai precisar usar gordura. Para aumentar o valor nutricional do prato você também pode incluir verduras como o espinafre ou sementes como a chia durante o preparo.
3. Chás calmantes ajudam a relaxar o corpo e preparar o organismo para o sono
Na hora de escolher o chá ideal para tomar antes de dormir é necessário ter cuidado: opções como o chá preto são ricas em cafeína e devem ter o consumo priorizado para o início do dia.
Antes de dormir, os melhores sabores são os derivados de folhas calmantes como a camomila, o capim cidreira e a hortelã. Além de acalmar, eles hidratam o corpo e esquentam nos dias mais frios.
4. Iogurte natural é fonte de proteína ideal para consumir antes de dormir
Boa opção para quem está em uma dieta com foco em perda de peso, o iogurte natural é fonte de proteínas, dá sensação de saciedade e pode ser combinado com diferentes complementos.
Sementes como a quinoa e a chia, por exemplo, são opções que podem aumentar a quantidade de fibras do iogurte e deixar o lanche noturno ainda mais nutritivo. Por causa do momento do dia, prefira o iogurte natural desnatado, que tem menos gorduras na composição.
5. Pasta de amendoim é complemento para matar a vontade de comer doces
A pasta de amendoim sem açúcar é um complemento ideal para torradas e pães integrais e ricos em fibra antes de dormir. Além de saciar a vontade de comer doces, ela mata a fome e é rica em proteínas e gorduras boas para o organismo. Ainda assim, vale o aviso: evite o consumo dela se você tem dificuldades para dormir, já que o amendoim é estimulante.