- PUBLICIDADE GOOGLE-

Live de acolhida com secretários de educação abre semana pedagógica nas escolas de Santa Catarina

A semana pedagógica das escolas catarinenses começou nesta quarta-feira, 1º de fevereiro, e vai até a próxima terça-feira, 7. A live de abertura teve a presença do secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon, e da secretária adjunta, Patricia Lueders, que fizeram o acolhimento de coordenadores regionais, diretores e professores das unidades escolares catarinenses.

A programação pedagógica antecede a volta às aulas, que será na quarta-feira, 8. Além da live de acolhimento, a semana também terá palestras e períodos de autonomia para as escolas prepararem o ano letivo e os ambientes para receber os estudantes.

Continua após o anúncio

O secretário Cimadon falou sobre a sua trajetória na educação e os principais objetivos da gestão para o ano. “O nosso desejo é que tenhamos um grande início de ano, um 2023 muito proveitoso, e que ao longo dele possamos construir realmente uma estrutura educacional nas escolas do sistema estadual que permitam a integração com os nossos municípios”, enfatizou.

As lives ocorreram em dois períodos, matutino e vespertino, para atender toda a comunidade escolar, que também se reuniu em auditórios e salas de aula para acompanhar as boas-vindas. O Coral Vozes do Amanhã, do Instituto Estadual de Educação (IEE), realizou uma apresentação aos participantes, visando a ampliação do repertório.

Continua após o anuncio

A secretária adjunta também falou de sua experiência na educação catarinense para abrir o diálogo com a comunidade escolar. “Com leveza e carinho damos início neste ano letivo. Nosso objetivo maior vai ser a qualidade de ensino, que perpassa pelo pessoal, valorização do magistério e melhora da infraestrutura das escolas”, destacou.

Cronograma da semana

O planejamento da semana foi pensado pela equipe gestora a partir das demandas de professores, diretores e coordenadores. A diretora de ensino da SED, Sônia Regina Fachini, foi responsável por apresentar a programação.

Continua após o anúncio

A primeira palestra foi com o professor, Luiz Roberto Curi, intitulada “O Desenvolvimento de Competências no contexto da Educação Básica”. Curi é sociólogo, economista e presidente do Conselho Nacional da Educação e membro do Conselho Superior da Capes. A Diretora de Ensino da SED também falou sobre a organização do processo de ensino-aprendizagem do Ensino Fundamental.

Encerrando as palestras do primeiro dia da semana pedagógica, a professora Beatris Clair Andrade, responsável pela Gerência de Modalidades, Programas e Projetos Educacionais da SED apresentou as modalidades da Educação Básica, inclusão e convivência ética.

A programação inclui ainda a palestra “Participação da Família na Escola: uma relação em permanente construção” com o professor da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), Odilon Luiz Poli e a palestra “A abordagem maker na prática pedagógica” com o professor André Rabbe da Universidade do Vale do Itajaí (Unival).

A programação inclui também a palestra: “Ensino Médio e Educação Profissional: perspectivas em movimento e sua organização” com a professora Maike Cristine Kretzschmar Ricci, gerente na Gerência do Ensino Médio e Profissional. A série de palestras finaliza com o “Planejamento escolar: processo que antecede o trabalho pedagógico” com a diretora de ensino da SED, Sônia.

Fonte: Governo SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais