- PUBLICIDADE GOOGLE-

Vigilância Ambiental de Joinville faz ações de conscientização sobre zoonoses em empresas da cidade

Com o objetivo de levar mais informações e orientações sobre diversos tipos de zoonoses, doenças transmitidas por animais, a Vigilância Ambiental de Joinville realiza periodicamente ações educativas em empresas da cidade.

No ano passado, as equipes de agentes de combates a endemias estiveram em 15 indústrias e alcançaram cerca de 25 mil trabalhadores.

Continua após o anúncio

A primeira visita do ano realizada pela Vigilância Ambiental foi na Durín Indústria de Plásticos, no bairro Itinga. Durante todo o dia, aproximadamente 400 colaboradores tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e relembrar como se prevenir de doenças como a dengue.

Em uma das abordagens, os agentes de endemias apresentam aos participantes o “10 minutos contra a dengue”, um roteiro com 13 ações práticas e efetivas que devem ser realizadas semanalmente para o combate de focos do mosquito Aedes Aegipty.

Continua após o anuncio

Entre elas estão a verificação da vedação de caixas d’água, limpeza de calhas, pneus sem água acumulada e em locais cobertos, ralos limpos e com tela, piscina e fontes sempre bem fechadas.

Os participantes podem, ainda, ver de perto amostras de animais como escorpiões e observar no microscópio larvas de insetos como o Aedes Aegipty, também transmissor da chikungunya e zika vírus.

Continua após o anúncio

Além da dengue, outras zoonoses são comentadas nas ações educativas, tais como raiva, leptospirose, toxoplasmose, leishmaniose, hantavirose, peste bubônica, febre maculosa, malária, entre outras.

Também são apresentadas orientações sobre como proceder em caso de encontrar animais mortos, como morcego e macaco, ou sobre o que fazer ao ser mordido ou arranhado por um deles.

De acordo com o coordenador da Vigilância Ambiental, Anderson da Silva, as ações educativas nas empresas são uma oportunidade para que mais pessoas tenham acesso e compartilhem as informações entre seus amigos e familiares.

“Se a pessoa não teve a oportunidade de receber a visita das nossas equipes em casa, ela conseguem elucidar várias dúvidas. É uma iniciativa aprovada pelas empresas e por seus colaboradores”, destaca o coordenador.

Como agendar

As ações educativas nas empresas são gratuitas e podem ser agendadas junto à Vigilância Ambiental de Joinville, pelo e-mail [email protected]. As visitas podem acontecer nos três turnos de expediente, matutino, vespertino e noturno.

Fonte: Prefeitura de Joinville

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais