- PUBLICIDADE GOOGLE-

Sinal 5G pode ser usado em Joinville e município é destaque no recebimento da tecnologia

Joinvilenses que são clientes da operadora de telefonia Vivo e que têm aparelho compatível já podem utilizar o sinal 5G em nove bairros da cidade. Essa instalação marca a chegada da tecnologia no município, que recentemente ficou entre as dez cidades brasileiras mais bem preparadas para receber a tecnologia 5G, de acordo com o ranking “Cidades Amigas do 5G”, da Conexis Brasil Digital.

A tecnologia chegou em Joinville antes do prazo estabelecido em lei que é julho de 2025 devido à eficiência do município em se regularizar com legislação específica e processos, além da autorização emitida pela Agência Nacional de Telecomunicações que liberou a instalação para todas as capitais do Brasil e cidades com mais de 500 mil habitantes.

Continua após o anúncio

“Como Joinville tem um ambiente econômico muito forte, a Prefeitura trabalhou para antecipar o máximo possível esse prazo obrigatório que as empresas têm para instalar, que é julho de 2025. Foi um trabalho conjunto entre Legislativo e Executivo para a cidade ter um regramento legal adequado. Antecipamos pois acreditávamos que as empresas se interessariam antes em cidades com menor entrave burocrático e que o mercado teria interesse em oferecer o serviço”, explica Fernando Bade, secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação.

A cidade mais populosa de Santa Catarina está preparada para a internet 5G desde abril de 2022. O prefeito de Joinville Adriano Silva sancionou na época a Lei Complementar 600, que regulamenta a implantação da tecnologia 5G em Joinville e dispõe sobre o procedimento para a instalação de infraestrutura de suporte para Estação Transmissora de Radiocomunicação autorizada pela Agência Nacional de Telecomunicação.

Continua após o anuncio

“Joinville entra em uma nova era. A era do 5G vai possibilitar muitas conexões como a internet das coisas, para que as empresas possam explorar com suas máquinas. Outras operadoras vão instalar, é um processo que começa agora com essa primeira empresa, mas que vai para outros bairros”, fala Bade.

A Conexis Brasil Digital, entidade que representa empresas de telecomunicações e de conectividade, fez um levantamento sobre a situação de 26 municípios com mais de 500 mil habitantes e que não são capitais para o recebimento da 5G. O estudo mostrou que apenas quatro estão com legislações e processos burocráticos municipais que tornam o ambiente favorável para a chegada do 5G. A boa notícia é que Joinville está neste seleto grupo, resultado do trabalho realizado para que o município se destacasse nesse ponto.

Continua após o anúncio

O sinal 5G em Joinville abrange os bairros Anita Garibaldi, Aventureiro, Boa Vista, Bom Retiro, Centro, Comasa, Glória, Pirabeiraba e Santo Antônio.

Fonte: Prefeitura de Joinville

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais