- PUBLICIDADE GOOGLE-

Governo do Estado busca em Brasília soluções para a redução das filas de cirurgias

A redução das filas de cirurgias eletivas em Santa Catarina esteve em pauta na agenda da secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, em Brasília, nesta quinta e sexta-feira, 26 e 27. A secretária ainda abordou a questão do piso salarial da enfermagem.

“Precisamos retirar os pacientes da fila de espera de cirurgias e exames o mais rápido possível. Essa é uma determinação do governador Jorginho Mello e uma meta da nossa gestão frente à Secretaria de Estado da Saúde”, destacou a secretária. Está prevista a liberação pelo Ministério da Saúde de R$ 20 milhões a Santa Catarina, para a execução do Programa Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas nos estados.

Continua após o anúncio

Além de tratar da redução das filas, a secretária da saúde debateu outras pautas urgentes para o estado durante a primeira reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) – que congrega estados, municípios e Ministério da Saúde. Uma delas foi a portaria que vai destinar mais de R$ 100 milhões para a ampliação do acesso à reconstrução mamária em mulheres mastectomizadas.

Durante a reunião do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), a secretária Carmen Zanotto fez um apelo para que a ministra da Saúde, Nísia Trindade, viabilize, o mais rápido possível, a regulamentação do piso salarial da enfermagem.

Continua após o anuncio

“Precisamos garantir o que está na Emenda Constitucional 127, promulgada pelo Congresso Nacional, que é assegurar os recursos necessários para a implantação do piso em cada um dos municípios e dos serviços de saúde”, enfatizou a Secretária.

Nesta sexta-feira, 27, termina o prazo do Grupo de Trabalho que foi instituído pelo Ministério da Saúde com a finalidade de avaliar e propor critérios para a implementação do piso salarial nacional da enfermagem. O Fórum Nacional de Enfermagem, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde participam do GT.

Continua após o anúncio

Fonte: Governo SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais