- PUBLICIDADE GOOGLE-

Saúde de Joinville registra aumento de público na Central de Atendimento ao Viajante

Criada pela Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria da Saúde (SES), a Central de Atendimento ao Viajante (CAV) iniciou suas atividades no mês de julho de 2022 e, desde então, realizou mais de 800 atendimentos para usuários que buscam orientações sobre cuidados com a saúde durante viagens.

Nos dois últimos meses de 2022, com a chegada da temporada de férias, a média de atendimentos cresceu em relação aos meses anteriores.

Continua após o anúncio

“Em novembro e dezembro, atendemos aproximadamente 130 pessoas por mês”, relata a coordenadora do Serviço de Imunização da SES, Nicoli dos Anjos.

Entre os serviços mais buscados no CAV, estão emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 e do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP), que comprova a imunização contra a febre amarela e outras doenças, conforme definido no Regulamento Sanitário Internacional, da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Continua após o anuncio

De acordo com Nicoli, mesmo podendo obter esses documentos pela internet, as pessoas que estiverem planejando sua viagem internacional e precisarem de informações sobre eventuais surtos ou recomendações específicas de saúde no país de destino, podem procurar a equipe da Central de Atendimento ao Viajante.

No local, também são oferecidas todas as vacinas do calendário infantil e adulto, possibilitando ao usuário atualizar o seu esquema vacinal.

Continua após o anúncio

Além disso, a Central de Atendimento ao Viajante monitora um percentual dos seus usuários no retorno da viagem, com o objetivo de identificar situações que possam se configurar como emergência em saúde pública, como a introdução de novos agravos e doenças e alterações no perfil de transmissão, como surtos e epidemias.

Nicoli explica: “Fazemos esse monitoramento e verificamos se o usuário retornou bem de saúde ou com algum sintoma que considere relevante e que possa estar relacionado à viagem. Nesse caso, orientamos que procure atendimento médico e relate que esteve em outro país”.

O atendimento na Central de Atendimento ao Viajante é gratuito e acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, na Sala de Imunização da SES (rua Abdon Batista, 172, Centro). Não é preciso agendar com antecedência.

Fonte: Prefeitura de Joinville

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais

Mais Lidas

RECEITAS