- PUBLICIDADE GOOGLE-

Perfis fake também estão visualizando e curtindo seus stories no Instagram? Veja como resolver

Cada vez mais novos usuários estão percebendo que perfis fake estão curtindo seus stories no Instagram. Pessoas do mundo inteiro têm relatado esse fenômeno desde pelo menos final de novembro de 2022. Há quem acredite que isso acontece quando alguém visualiza os seus posts utilizando alguma ferramenta externa ao Instagram – como um site para ver stories de maneira anônima, por exemplo. Por outro lado, especialistas apontam para um novo caminho. Para eles, é possível que se trate de bots para promover golpes ou páginas maliciosas na web.

Até o momento, ainda não há um estudo específico sobre esse fenômeno. Entretanto, como mencionado, especialistas apontam algumas possíveis causas, inclusive falso engajamento e aplicação de golpes. Essas contas ‘fakes’, no geral, são robôs programados para realizar tarefas automatizadas, como seguir perfis, comentar ou curtir stories. Logo, normalmente são utilizados para simular seguidores, manipular engajamento ou aplicar golpes. Pelo menos é o que pensa a advogada Flávia Braz de Castro, consultada pelo TechTudo. Veja mais a seguir.

Continua após o anúncio

O que o Instagram diz sobre o caso?

Procurado, o Instagram enviou a seguinte nota:

“Para a Meta, é muito importante que as interações no Instagram e no Facebook sejam genuínas e, por isso, trabalhamos arduamente para manter a comunidade livre de comportamentos inautênticos. Dedicamos recursos significativos para combater perfis que promovam este tipo de comportamento em nossas plataformas e, quando detectados, consideramos todas as opções aplicáveis, incluindo a suspensão e remoção das contas. Também encorajamos as pessoas a denunciarem quaisquer contas ou atividades suspeitas no Instagram por meio das nossas ferramentas de denúncia.”

Se você está se sentido incomodado com esse fato, uma opção é fechar seu perfil na rede social, tornando-o privado. Veja o passo a passo:

Continua após o anuncio
  1. Primeiramente, vá até a página do seu perfil e clique no botão de Opções, três pontos localizado no canto superior direito da tela.
  2. Por lá, desça a tela até “Conta privada”. Por padrão, a configuração fica desativada. Mas para ativar é simples: basta deslizar o ícone que está em cinza para a direita.
  3. Certifique-se de que quer fechar a conta para exibir as imagens somente para quem aprovar dentro do perfil. Lembre-se de que os seguidores existente não são afetados. Caso esteja pronto para a mudança, clique em “OK”, e assim a configuração de privacidade ficará ativa.

Outras opções para impedir que esses perfis fake curtam seus stories

Mas, além disso, de acordo com os especialistas e também o próprio Instagram, há algumas outras ações que você pode adotar para imperdir tais perfis fake. Uma delas, por exemplo, é denunciar as contas. Isso é útil para que o próprio Instagram identifique os bots e exclua-os. Para isso, faça o seguinte:

  • Quando um perfil fake curtir um story seu, clique sobre ele para abri-lo.
  • Com a conta aberta, vá nos três pontinhos, no topo direito da tela, e toque em “Denunciar”.
  • Em seguida, clique sobre “O conteúdo é inadequado” e depois vá em “Denunciar” de novo.
  • Agora, você terá que explicar o porquê da denúncia. Para isso, a plataforma sugere a opção “Está fingindo ser outra pessoa”.

Por fim, a Meta ainda indica bloquear os perfis. Para isso, é só clicar também na opção de bloqueio de novas contas feitas pelo mesmo endereço de IP. Isso é útil pois, de acordo com especialistas, é possível que essas contas sejam provenientes de endereços de IP iguais. Assim, fazer isso pode pelo menos reduzir a quantidade de interações, já que bloquearia novos perfis criados com o mesmo intuito de maneira automática.

Continua após o anúncio

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Maurício Freitas
Maurício Freitas
Maurício Freitas é Jornalista, Ator, Dublador, Locutor, Voice-Over, Voice Artist. há mais de 20, com trabalhos realizados em diversos segmentos, para emissoras de Rádio e Televisão, Internet, Narração, Dublagens e Voice-Over .

Veja Mais