- PUBLICIDADE GOOGLE-

É possível CANCELAR um Pix já enviado?

Muitas pessoas já tiveram algum tipo de problema com o Pix, especialmente ao mandar o valor da transferência para a pessoa errada. Por isso, é comum entrar em desespero e tentar encontrar medidas para recuperar o dinheiro ou mesmo cancelar o Pix Já enviado, mas será que isso é possível?

Se você quer saber se pode cancelar a transferência instantânea ou o que fazer para ter seu dinheiro de volta, confira a matéria abaixo e fique por dentro de todos os detalhes importante sobre o assunto!

Continua após o anúncio

Afinal, é possível cancelar um Pix já enviado?

Ao realizar uma compra incorreta no cartão de crédito, por exemplo, o usuário tem a chance de entrar em contato com seu banco ou com a loja para cancelar o pagamento e reaver o dinheiro. Por esse motivo, é comum acreditar que cancelar o pagamento do Pix também é uma possibilidade, mas, infelizmente, isso não acontece.

Para entender melhor, o Pix é uma forma de transferência instantânea. Ou seja, o usuário escolhe para quem ele quer mandar o dinheiro que, ao ser enviado, cai no mesmo instante na conta do remetente. Por isso, os bancos e outras instituições financeiras não contam com dispositivos que cancelem a ação, visto que ela ocorre instantaneamente.

Continua após o anuncio

Entretanto, há algumas formas de reaver o dinheiro caso a pessoa caia em golpes ou envie o valor para a pessoa errada. Apesar disso, é importante adiantar que o processo pode ser demorado e não é garantido que vai dar certo em todos os casos.

Fui vítima de golpe, e agora?

Primeiramente, no caso das pessoas que tenham sofrido com um golpe via Pix, o procedimento a ser realizado é através do Mecanismo Especial de Devolução (MED), ferramenta criada pelo próprio Banco Central (BC) para ajudar as vítimas de golpe por Pix. Basicamente, ele averigua todo o processo de transferência para garantir se houve mesmo uma fraude.

Continua após o anúncio

Para utilizar, basta comunicar a ação ao seu banco e realizar um Boletim de Ocorrência em uma delegacia. Depois disso, a instituição financeira deverá bloquear o valor como uma medida preventiva até que se encerre o caso, o que deve ocorrer em sete dias. Se a fraude for comprovada, a pessoa que enviou poderá ter seu dinheiro de volta.

Veja também: Passo a passo para PARCELAR um Pix em até 12x; simples e rápido!

Como posso ter o dinheiro da transferência de volta?

Agora, se você enviou o dinheiro por engano para outra pessoa, há duas soluções que podem ser realizadas. A primeira é entrar em contato com a própria pessoa através dos dados dela (especialmente se você a conhecer, fica mais fácil), como nome completo, número de telefone ou CPF. Nesse caso, você pode simplesmente solicitar que ela devolva o dinheiro.

O segundo caso é, se você não conhecer a pessoa, pode utilizar os dados da chave para entrar em contato com o banco em que ela recebeu o valor e solicitar a devolução. A ação não é possível, entretanto, caso a chave Pix tenha sido aleatória, pois não ficarão rastros sobre os dados do recebedor.

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Maurício Freitas
Maurício Freitas
Maurício Freitas é Jornalista, Ator, Dublador, Locutor, Voice-Over, Voice Artist. há mais de 20, com trabalhos realizados em diversos segmentos, para emissoras de Rádio e Televisão, Internet, Narração, Dublagens e Voice-Over .

Veja Mais