- PUBLICIDADE GOOGLE-

Crianças de Creche Municipal da Capital participam de oficinas de prevenção

Durante a penúltima semana do Educar no Verão – programa da Prefeitura de Florianópolis, as crianças de 4 a 6, do Núcleo de Educação Infantil Municipal Almirante Lucas Alexandre Boiteux, puderam participar de duas atividades promovidas pelo projeto Ações Educativas e Preventivas, da Secretaria Municipal de Educação.
 
A iniciativa, que também ocorre durante todo o ano letivo, é coordenada pelo professor Charles Schnorr em parceria com a Defesa Civil e o 1º Batalhão de Bombeiros Militares, que juntos realizam palestras e oficinas visando construir conceitos preventivos, como evitar e agir em situações de risco.
 
A roda de conversa sobre as essenciais cautelas que se devem ter durante o verão foi o primeiro passo que Charles deu com os pequenos do Neim Almirante, que fica localizado no Centro da Capital. 
 
Para facilitar o entendimento da garotada, o educador utiliza uma metodologia descontraída, fazendo uso de vídeos e materiais impressos contendo as temáticas trabalhadas nas conversas para que estas importantes informações sejam passadas, posteriormente, tanto a equipe pedagógica do local, quanto aos pais e responsáveis.
 
Alguns dos assuntos que são abordados durante a oficina de prevenção são sobre os cuidados essenciais em relação a uma boa alimentação e as elevadas temperaturas que acabam ocasionando um aumento na incidência de doenças de pele, insolação, desidratação e a temida dengue – que possui como principais vítimas as crianças e idosos. 
 
Além dos perigos contra a saúde, também são tratados os riscos ambientais mais comuns na região litoral, sendo eles as tempestades, vendavais e até possíveis deslizamentos, alagamentos e afogamentos. 
 
 
Por conta de todas estas situações que tendem a acontecer com maior frequência durante esta época do ano, Charles e os bombeiros alertam a população para o uso constante e correto do protetor solar, boias, repelentes e bonés.
 
A coordenadora do Educar no Verão na unidade educativa, Sabrina Stange, se orgulha do envolvimento das crianças no projeto. “Eles aprenderam rápido e até dividiram informações com seus familiares, o que é muito importante”.
Segundo o Comandante do 1° Batalhão de Bombeiros Militar, Tenente Coronel Daniel Gevaerd Muller, a interação entre a Secretaria de Educação e o Batalhão é um passo importante para integrar os conceitos de prevenção. 
 
“Esse é o momento de unirmos forças, pois estamos em uma estação onde todos pensam em diversão e o cuidado muitas vezes fica de lado. Então, nosso objetivo é exatamente esclarecer quais medidas são importantes para evitar acidentes”, finaliza o comandante.
 

Uma tarde inesquecível

 
Para colocar em prática o que aprenderam na palestra com o professor Charles, as crianças tiveram uma divertida surpresa preparada pelos bombeiros militares, que se deslocaram até a unidade em seu grande e vermelho caminhão para dar um banho de mangueira na garotada e refrescar a calorosa manhã da última sexta-feira (20).
 
Assim que se aproximaram da creche, o batalhão ligou as sirenes para anunciar sua chegada aos pequenos, que os esperavam ansiosamente na frente da unidade educativa, e formaram uma fila para poder entrar na viatura e conhecer o espaço móvel onde os bombeiros fazem seu trabalho.
Depois, todos os grupos colocaram suas roupas de banho, não esquecendo é claro de passar o protetor solar e repelente para garantir a segurança enquanto estivessem expostos ao sol, e juntos com seus professores foram até a quadra para que as brincadeiras começassem.
 
De acordo com o secretário municipal de Educação, Maurício Fernandes Pereira, o projeto “Ações Educativas e Preventivas” exerce um papel essencial na comunidade escolar visando orientar o máximo de pessoas sobre cuidados indispensáveis para aproveitar a temporada de verão com segurança.


Fonte: Prefeitura de Florianópolis

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais