- PUBLICIDADE GOOGLE-

TikTok BLOQUEADO em universidades? Entenda!

O aplicativo do TikTok vem sendo alvo de preocupação de universidades públicas dos Estados Unidos em virtude de possíveis repasses de dados sigilosos para o governo da China. O acesso ao aplicativo está bloqueado na rede educacional, na tentativa de combater a coleta de informações de estudantes, colaboradores e educadores. Saiba mais abaixo.

TikTok bloqueado nos EUA

Segundo informações, a desconfiança surgiu ainda durante o governo de Donald Trump, quando o aplicativo tentou vender as operações do TikTok nos Estados Unidos. Hoje ainda permanece a suspeita, pois o governo americano assinou um projeto de lei que proíbe a instalação do aplicativo em aparelhos, tablets, celulares e computadores oficiais.

Continua após o anúncio

Diversas universidades públicas adotaram as mesmas medidas e muitas outras continuam a fazer o mesmo. Dentro das instituições, a rede wi-fi não consegue acessar a rede social, mas para os que ainda assim querem cessar o TikTok é preciso fazer do seu próprio aparelho.

O TikTok respondeu à toda desconfiança, dizendo querer continuar tendo reuniões construtivas com formuladores de políticas estaduais para discutir as práticas de privacidade e segurança.

Continua após o anuncio

Espionagem é preocupação maior

Existem muitas desconfianças quanto à espionagem, que são fonte de preocupação constante das instituições públicas do governo estadunidense. Porém, isso se refere mais a uma ao governo, do que motivo de atenção da população.

Mesmo assim, a especulação consegue ultrapassar fronteiras continentais, porque acredita-se que a Europa também possa fazer o mesmo por ter as mesmas dúvidas e desconfianças dos Estados Unidos que enxerga uma possível “dominação global” com a popularidade do aplicativo chinês.

Continua após o anúncio

Além disso, como sua possível capacidade de coletar dados é real, a suspeita parece ser ainda maior, pois a ideia é proibir completamente o app nos países do bloco da União Europeia.

E esse fato que vai acontecer caso o TikTok não se atente para à Lei de Serviços Digitais da União Europeia (DSA) em relação às normas de segurança onde um prazo foi estipulado e a empresa tem até o dia de 23 de setembro de 2023 para provar ser ética em relação ao tema.

Resta saber se o aplicativo adota as mesmas políticas em outros lugares do mundo ou só o faz, supostamente, mediante possíveis restrições.

TikTok e o alcance

A rede social do TikTok foi lançada em 2016, pela Bytedance e se tornou uma febre. Somente no ano passado, alcançou um bilhão de usuários ativos mensais. O aplicativo é uma plataforma de vídeos curtos, onde se consome muitas músicas, danças, memes e virais, humor entre outros conteúdos e possui muita penetração entre os jovens de 10 a 29 anos.

Em 2022, segundo uma pesquisa da NTT Data & MIT Technology Review, o TikTok ocupou a quarta posição de rede social preferida das empresas, mas estima-se que ocupe o terceiro lugar ainda neste ano.

Na Indonésia, o aplicativo também é bloqueado por conteúdo ilegal, e na Índia por ameaçar a soberania e segurança do estado e Bangladesh.

 

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Maurício Freitas
Maurício Freitas
Maurício Freitas é Jornalista, Ator, Dublador, Locutor, Voice-Over, Voice Artist. há mais de 20, com trabalhos realizados em diversos segmentos, para emissoras de Rádio e Televisão, Internet, Narração, Dublagens e Voice-Over .

Veja Mais