Procon de Chapecó registrou 9,9 mil atendimentos e abertura de processos

Continua após a Publicidade

Telefonia e instituições bancárias continuaram a liderar as reclamações dos consumidores em 2022, segundo levantamento do Procon de Chapecó.

“Percebemos um aumento no número de reclamações de cobrança indevida de crédito consignado mas a telefonia continua com grande demanda, com 1.261 atendimentos”, disse o coordenador do Procon, Gustavo Vendramin,

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Continua após a Publicidade

Foram 9.933 reclamações no ano, sendo que destas, 5.815 atendimentos foram resolvidos sem abertura de processo, num prazo de cinco a dez dias. Neste caso geralmente a empresa resolve ou dá uma resposta satisfatória ao consumidor.

Quando isso não acontece, é aberto processo, com audiência de conciliação. Em 2021 foram realizadas 881 audiências. Quando não ocorre acordo o setor de fiscalização acaba lavrando auto de infração, que reverte em multa.

Vendramin disse que sempre que o consumidor se sentir lesado, deve procurar o Procon, que funciona na ala Sul da Arena Condá, na rua Clevelândia. Lembrando que entre o Natal e Ano Novo não estará atendendo. A reclamação também poderá ser feita via e-mail [email protected]

O Procon também alerta a população para o golpe do boleto falso.

“Sempre desconfie quando o desconto é grande e confira na instituição que supostamente emitiu o boleto. A orientação também é tomar cuidado com links e não passar dados pessoais”, disse Vendramin.

Veja abaixo a lista das 15 empresas com mais abertura de processos:

– Banco Pan S. A. 204

– Claro S. A. 116

– OI S. A. (em recuperação judicial) 104

– Banco Agribank S. A. 100

– Banco Bradesco S. A. 96

– Banco BMG S. A. 89

– TIM 87

– Banco Santander S. A. 78

– Telefonica Brasil S. A . 77

– Caixa Econômica Federal 60

– Crefisa S. A. Financiamentos, Investimentos 58

– Lifetycon Assessoria EM 57

– Banco C6 S. A. 49

– BV Financeira 41

– Itaú Consignado 40

Fonte: Prefeitura de Chapecó SC

Continua após a Publicidade