- PUBLICIDADE GOOGLE-

Chapecó realizou mais de 600 mil atendimentos na Saúde

A Prefeitura de Chapecó realizou neste ano 610.415 consultas e atendimentos somente na Atenção Básica. Este e outros dados estão na revista digital das ações da Secretaria e Saúde em 2022, que está disponível no site da Prefeitura.

No período também foram aplicadas mais de 200 mil vacinas, nas unidades de saúde e no Vacimóvel, e realizados 293.937 exames e procedimentos via SISREG.

Continua após o anúncio

De acordo com o prefeito João Rodrigues, uma das ações mais importantes foi a retomada das cirurgias eletivas, em que o Poder Público Municipal comprou vagas em hospitais da região, para destravar a fila. Foram 3.686 cirurgias gerais, sendo 1.436 oftalmológicas e 2.250 ginecológicas, ortopédicas, proctológicas, buxomaxilares, vasculares e outras. Também foram realizadas 1.187 colonoscopias.

No combate ao mosquito Aedes aegypti foram 48 mutirões e 251 mil visitas.

Continua após o anuncio

No período as equipes de Saúde da Família foram ampliadas de 62 para 72. Atualmente a secretaria de Saúde conta com 1.724 profissionais.

Houve melhora na infraestrutura de atendimento, com a aquisição de 500 tablets para as agentes de saúde, aquisição de 27 novos veículos, inauguração das unidades de saúde do Santo Antônio, Colônia Cella e Jardim do Lago, além da reforma de outras unidades.

Continua após o anúncio

Uma das novidades foi a criação do Centro Municipal de Atendimento Pediátrico, junto ao Saic, para dar apoio ao Hospital da Criança e reduzir as filas. Somente neste local foram 35.536 atendimentos.

Outro serviço novo da Administração Municipal, reunindo Saúde, Assistência Social e Guarda Municipal, foram os 148 internamentos involuntários, encaminhando pacientes para tratamento.

O Centro de Especialidades Odontológicas realizou 28 mil atendimentos e 66 mil atendimentos. A Farmácia atendeu 465 mil pacientes. Enfim, são muitos números que refletem o amplo trabalho realizado.

O secretário de Saúde, Jader Danielli, destacou as conquistas do Selo Prata de boas práticas do Ministério da Saúde para eliminação de sífilis congênita e transmissão vertical do HIV, além do excelente resultado no Previne Brasil. Chapecó ficou com a nota 8,48, crescimento de 86% em relação a 2021. Entre as cidades com mais de 100 mil habitantes, Chapecó ficou com a melhor cidade de Santa Catarina e a décima do Brasil.

Danielli destacou que para 2023 foram programadas inúmeras ações, tendo como base o Plano Municipal de Saúde (Gestão 2022-2025).

Dentre as ações planejadas para o ano de 2023, o secretário destaca:

-Ampliação da cobertura das Equipes de Estratégia Saúde da Família, projeção de ampliação do horário de atendimento dos Centros de Saúde da Família, com a implantação do Acesso Avançado em todos os CSF do município.

-Ampliação da comunicação com os usuários através do WhatsApp, dando sequência a implantação de tablets para uso dos ACS e, também os tablets com WhatsApp para o setor de agendamento dos CSF,

-Finalização do mapeamento digital de todo território municipal com divisão por área e microáreas, o que facilitará o mapeamento dos grupos de risco pelas equipes de saúde.

-Implantação dos protocolos de Enfermagem do COREN-SC e protocolos clínicos dos Serviços Especializados, possibilitando maior resolutividade para os profissionais da categoria e melhora no acesso aos atendimentos para os usuários.

-Fortalecimento da continuidade na manutenção do tratamento em saúde mental na atenção básica após estabilização do quadro pelo serviço especializado.

-Ampliação do acesso à atenção psicossocial da população, mediante a reorganização dos fluxos e demandas dos serviços que compõem a Rede de Saúde Mental.

-Organização de ações de promoção da saúde e prevenção de agravos na Rede de Atenção à Saúde.

-Aprimoramento dos processos de Vigilância em Saúde, a fim de simplificar o acesso às informações, elevar a excelência do atendimento ao contribuinte e a qualidade dos serviços de saúde prestados ao usuário.

-Continuidade na realização de cirurgias eletivas com a ampliação das especialidades que não foram contempladas em 2022, e proporcionar ao usuário do Sistema Único de Saúde o acesso a exames especializados com toda a linha de cuidado necessária.

-Com a homologação do concurso público será possível o chamamento de profissionais de saúde para reposição e ampliação dos serviços.

-No que se refere à infraestrutura dos serviços de saúde terá continuidade a programação de reformas e ampliações, pintura, bem como instalação de toldos, dentre outras ações neste sentido.

-Está no planejamento, também melhorar as condições de trabalho dos servidores, por meio da aquisição de equipamentos e materiais permanentes.

O secretário agradece os profissionais pelas conquistas realizadas ao longo do ano de 2022, desejando para o próximo ano a superação das metas programadas a fim de promover a saúde dos usuários do Sistema Único de Saúde do município.

Fonte: Prefeitura de Chapecó SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais