- PUBLICIDADE GOOGLE-

Transporte Coletivo de Blumenau finaliza 2022 com mais de 15 mil integrações temporais

Em 2022, assim como em diversas áreas e secretarias da Prefeitura de Blumenau, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) enfrentou diversos desafios com o pós-pandemia. Entre eles estiveram os desafios do Transporte Coletivo que retomou suas atividades com uma operação remodelada para a nova realidade que se apresentava.

Foram diversos cuidados como a higienização dos ônibus, uso de máscaras e ajustes de linhas e horários para atender tanto a população como os profissionais da saúde que batalharam conosco contra o Coronavírus. Os terminais urbanos, por exemplo, além de servirem para a integração entre linhas, foram pontos de vacinação contra Covid-19 e Influenza.

Continua após o anúncio

E mesmo com esses e tantos outros novos desafios, 2022 foi um ano de melhorias e modernizações no sistema de transporte público do município. Entre as novidades estão também a criação do sistema de Integração Temporal e as novas modalidades de pagamento pelo pix e boleto bancário.

Além das ações promovidas nos terminais urbanos ao longo do ano, e da série de instruções realizadas com operadores, motoristas, cobradores e fiscais para aumentar a segurança da população e dar maior assertividade no suporte às pessoas com autismo. Afinal, neste ano também foram implantados os assentos preferenciais para autistas em toda a frota do município.

Continua após o anuncio

Ao todo, somente em ajustes e inclusões de horários, foram 1.716 ações feitas para otimizar o sistema aos passageiros durante 2022; finalizando o ano com 2.627 viagens disponíveis para a população todos os dias. Este número contabiliza, diariamente, mais de 32 mil quilômetros percorridos e cerca de 75 mil passageiros/dia.

Integração temporal
Com início no dia 4 de julho de 2022, o sistema de integração/bilhetagem temporal do transporte coletivo fecha o ano com 15.771 integrações feitas até o fim do mês de novembro. Atualmente são 23 linhas com integração fora dos terminais urbanos, o que disponibiliza para a população 80 opções de conexão entre linhas.

Continua após o anúncio

O benefício, que impacta positivamente no tempo de deslocamento dos passageiros, permite que a pessoa desça do ônibus em um local fora dos terminais e embarque em outro pré-determinado pela integração para seguir viagem ao seu destino final com mais agilidade. Desta forma, o passageiro ganha tempo em seus deslocamentos sem a necessidade de ir até um terminal urbano para fazer a integração, e sem o desconto de uma segunda passagem.

Para fazer a integração é necessário o uso do cartão do Transporte Coletivo, como: vale transporte como, estudante e passe fácil, que podem ser adquiridos diretamente com a empresa concessionária do serviço.

Para 2023 a SMTT já trabalha em novas melhorias e modernizações, além da sequência de linhas que serão incluídas no sistema e novas opções para a bilhetagem temporal. Entre elas está o projeto que prevê a instalação e uso de ar-condicionado nos ônibus. Para iniciar, a previsão é de que algumas linhas do troncal 10 – via Rua São Paulo sejam contemplados. 

“Nosso objetivo é sempre melhorar a experiência dos passageiros para que o transporte coletivo seja cada vez mais utilizado em nossa cidade. Sabemos dos benefícios deste modelo e da agilidade promovida por ele na mobilidade de um município. Por isso, inclusive, mantemos firma a decisão de deixar os corredores de ônibus somente para os ônibus. Assim quem escolhe se locomover pelo transporte público soma benefícios em sua escolha” finaliza o secretário da SMTT, Alexandro Fernandes.

Assessoria de Comunicação: Eduarda Loregian

postada em 21/12/2022 15:19 – 3 visualizações

Fotos

Fonte: Prefeitura de Blumenau SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail pauta@schoje.news ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais