INIS realiza ação para proteção de animais e orienta população ao não abandono

Continua após a Publicidade

O Instituto Itajaí Saudável (INIS) está atuando em parceria com a Defesa Civil para garantir proteção aos animais frente à situação de alerta por conta das chuvas intensas que assolam a região. A orientação é de que as pessoas não abandonem seus pets. No caso de risco e necessidade de sair da residência, os donos devem levar seus animais de estimação para seu local de destino. Os animais de pequeno porte estão sendo aceitos nos abrigos de Itajaí. Nestes casos, o INIS cederá ração aos animais acolhidos. O INIS atende em regime de plantão com a Defesa Civil e pelo telefone (47) 98857-2144.

De acordo com Renata Mendonça Araújo, diretora de Proteção e Defesa Animal do INIS, os proprietários de animais maiores como equinos e gado devem ir até o pasto onde estão seus animais e, caso necessário, devem conduzi-los a um local mais alto. “Os animais maiores devem ficar no tempo, não podem ficar em local fechado até por uma questão de funcionamento e imunidade deles, mas é necessária esta supervisão e, às vezes, o deslocamento”, explica.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Continua após a Publicidade

A Unidade de Acolhimento Provisório de Animais (UAPA) segue em funcionamento, com foco principalmente nos casos de acidente. Em caso de reincidência de animais de grande porte soltos e em situação de risco, a equipe de Proteção e Defesa Animal prenderá os animais e é de responsabilidade dos proprietários acompanhar a situação.

Os animais de pequeno porte são acolhidos nos abrigos do Município. Protetores voluntários também estão auxiliando a população atingida no transporte dos pets até os abrigos. “Pedimos que não abandonem seus animais, não deixem ninguém para trás. Cederemos a ração aos animais que estiverem com as famílias nos abrigos”, acrescenta Renata.

Fonte: Prefeitura de Itajaí

Continua após a Publicidade