- PUBLICIDADE GOOGLE-

Boletim Semanal Dengue – 20/12/2022

No boletim semanal (13 a 20), Blumenau não contabilizou novos casos da doença e nenhum óbito por Dengue foi registrado. Os dados da última semana também mostram que tivemos 48 notificações e um total de 57 focos do mosquito contabilizados, além dos 58 casos descartados e dos 62 suspeitos, que aguardam resultado de exame, apenas dois pacientes seguem em enfermaria nos hospitais da cidade.

Que Blumenau vive uma epidemia* de Dengue não é novidade e a caracterização ocorre pela relação entre o número de casos confirmados e de habitantes. Desde o início do ano, Blumenau contabiliza 10.468 casos confirmados e 3.801 focos do mosquito Aedes aegypti. Até o momento, o município totaliza sete óbitos por Dengue.

Continua após o anúncio

Sinais e sintomas

A primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C) de início abrupto, que tem duração de dois a sete dias, associada à dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo, nas articulações e no fundo dos olhos. Manchas pelo corpo estão presentes em 50% dos casos, podendo atingir face, tronco, braços e pernas. Perda de apetite, náuseas e vômitos também podem estar presentes.

Continua após o anuncio

Atendimento Ambulatorial neste fim de ano

As unidades Estratégia Saúde da Família (ESF) estarão fechadas durante o recesso (22/12/2022 a 08/01/2023) e retomam o atendimento normal no dia 9 de janeiro de 2023.

Continua após o anúncio

AGF Escola Agrícola, AGF Garcia e AGF Itoupava

Abertos: de 22/12/2022 a 30/12/2022 – Horário das 7h às 19h;

Fechados: 24, 25 e 31/12/2022, além de 02 a 08/01/2023.

AGF Badenfurt, AGF Fortaleza, AGF Velha e AGF Centro

Abertos: de 02 a 06/01/2023 – Horário das 7h às 19h;

Fechados: de 22/12/2022 a 01/01/2023, além de 07 e 08/01/2023.

A orientação é que os usuários levem sempre o documento oficial em formato físico para facilitar a logística de atendimento. A distribuição de senhas e o acolhimento dos pacientes são feitos até uma hora antes do encerramento das atividades, para que os profissionais possam organizar o fluxo e garantir atendimento a todos em tempo hábil.

Demais serviços podem ser encontrados aqui.

Denúncias
A população também pode denunciar locais com possíveis focos do mosquito, entrando em contato com o Programa de Combate à Dengue, por meio do OuvidorSUS no telefone 156 (opção 4) ou pelo telefone 3381-7770. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Ações
Os agentes de endemias seguem, diariamente, vistoriando residências, depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais para buscar focos do mosquito. Conforme demanda, as equipes da Secretaria de Conservação e Manutenção Urbana (Seurb) e do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) são acionadas para recolher materiais e entulhos em locais específicos.

Em Blumenau, os moradores podem fazer o descarte de eletrodomésticos da linha branca por meio da Central de Resíduos Sólidos do Samae, localizada na Rua Engenheiro Udo Deeke, 430 – fundos do Terminal Aterro. No local, a equipe dá a destinação correta para cada tipo de resíduo. O serviço não tem custo. Mais informações podem ser obtidas diretamente pelo telefone 115 do Samae.

Como evitar a proliferação do Aedes aegypti:

• Elimine água parada de todos os recipientes;

• Evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usá-los, coloque areia até a borda;
• Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo;

• Mantenha lixeiras tampadas;

• Deixe os depósitos d’água sempre vedados, sem qualquer abertura, principalmente as caixas d’água;

• Plantas, como bromélias, devem ser evitadas, pois acumulam água;
• Trate a água da piscina com cloro e limpe-a uma vez por semana;

• Mantenha ralos cobertos com telas de malha filha para evitar que o mosquito tenha acesso ao local;

• Lave recipientes com depósito de água, como potes de comida e água dos animais, com escova ou esponja e detergente, no mínimo uma vez por semana;

• Se for necessário que o recipiente fique com água, como no caso de ralos, utilize hipoclorito;
• Retire a água acumulada em lajes;

• Dê descarga, no mínimo uma vez por semana, em banheiros pouco usados;

• Mantenha fechada a tampa do vaso sanitário;

• Evite acumular entulho, pois ele pode se tornar local de foco do mosquito da Dengue.

* A Organização Mundial da Saúde (OMS) define o nível de transmissão epidêmico quando a taxa de incidência é maior de 300 casos de dengue por 100 mil habitantes. Em Blumenau, essa confirmação veio porque o município ultrapassou a marca de 1.050 casos confirmados da doença.

postada em 20/12/2022 14:25 – 17 visualizações

Fotos

Fonte: Prefeitura de Blumenau SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais