- PUBLICIDADE GOOGLE-

Museus municipais adotam expediente especial de fim de ano

Os museus públicos mantidos pela Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) já têm um calendário de atendimento no período de festas de fim de ano. Nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro não haverá atendimento no Mausoléu Dr. Blumenau e museus de Arte (MAB), Hábitos e Costumes e da Família Colonial, todos localizados no Centro Histórico. Nos demais dias o funcionamento volta ao normal, com expediente de terças a domingos das 10h às 16h.

Quem estiver pela cidade nesse período poderá visitar até 31 de janeiro a 5ª Temporada de exposições do MAB, que reúne obras de artistas de Santa Catarina e São Paulo. Ao todo, são cinco mostras com trabalhos de 21 expositores. A entrada é gratuita.

Continua após o anúncio

O Museu de Hábitos e Costumes, localizado no antigo casarão do Comércio de Gustav Salinger (Rua XV de Novembro, 25), possui um acervo representativo do universo do vestuário, costura, brinquedos, morar e viver em Blumenau desde o final do século XIX até a atualidade. Grande parte do acervo doado ao município foi reunido pela senhora Ellen Weege Vollmer. São peças de roupas masculinas e femininas, chapéus, sapatos, bolsas, acessórios diversos, brinquedos, objetos de uso doméstico que, individualmente ou em conjunto, conduzem cada visitante a uma identificação com os hábitos e costumes ali referenciados em diferentes contextos históricos, culturais e sociais. Uma verdadeira fonte para pesquisa e apreciação. Os ingressos custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia) para crianças até oito anos e idosos a partir de 65 anos.

Família Colonial

Continua após o anuncio

Outra opção de passeio é o Museu da Família Colonial (Alameda Duque de Caxias, 78). O local abriga em seu espaço coleções criadas a partir de objetos doados por Edith Gaertner, ex-atriz e herdeira do farmacêutico alemão Hermann Bruno Otto Blumenau. São peças e utensílios comuns às famílias de classe média nos primeiros anos de colonização alemã no Brasil. Em 2007, o museu foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Os valores dos ingressos são os mesmo do Museu de Hábitos e Costumes.

No mesmo quarteirão, ao lado da Secretaria de Cultura, fica o Mausoléu Dr. Blumenau. Inaugurado em 1974, é nessa casa que estão depositados os restos mortais do fundador da cidade, Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau (1819-1899), e de seus familiares. O espaço abre diariamente das 10h às 16h e a entrada é gratuita.

Continua após o anúncio

Saiba mais

5ª Temporada de Exposições no MAB

Visitas: até 31 de janeiro de 2023, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h

Visitas mediadas: podem ser marcadas pelo telefone 3381-6176

Classificação indicativa de idade: Livre

Entrada gratuita

Quem participa:

Sala Roy Kellermann: mostra “O corpo como casa, a casa como corpo”, das artistas Arlette Kalaigian, Corina Ishikura, Cynthia Leitão, Heloisa Lodder, Jussara Marangoni, Nil Sanchez, Rosa Grizzo e Rosana Pagura. Curadoria: Rejane Cintrão

Sala Pedro Dantas: exposição “Eu & Você & Elas/Eles”, do coletivo “As Catarinas” – Andreia Peixoto, Elke Hulse, Eliamar Almeida, Luciane Sell da Silva, Marcia Miotti, Marcia Domingues, Marize Didone, Patricia S. Pires, Silvia S. Ceccato e Sonia Zaccaron. Curadoria: Elke Hulse

Sala Elke Hering: mostra “Micro-cavernas Ósseas e suas Planografias”, de Pedro Gottardi

Galeria Municipal de Arte/Sala Alberto Luz: exposição “Linha Vermelha”, de Linda Poll. Curadoria: Gleber Pieniz

Galeria do Papel: “Negócio da China”, de Cristina Suzuki

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello

postada em 19/12/2022 15:45 – 25 visualizações

Fotos

Fonte: Prefeitura de Blumenau SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais