- PUBLICIDADE GOOGLE-

Praia Limpa começou em sete pontos da Praia Central de Balneário Camboriú

Projeto de sensibilização ambiental vai até 21 de fevereiro, com possibilidade de ser prorrogado

O Projeto Praia Limpa, que visa à sensibilização ambiental de turistas e moradores na Praia Central de Balneário Camboriú durante a alta temporada, começou na quinta-feira (15), em sete pontos da faixa de areia. As atividades do projeto, que vai até 21 de fevereiro de 2023, incluem ações de educação ambiental, distribuição de sacolas para descarte de lixo e entrega de pulseiras para identificar crianças e idosos.

Continua após o anúncio

Nesta edição, o Praia Limpa será executado pelas empresas Beto Carrero World, Oceanic Aquarium e Parque Unipraias, vencedoras da licitação aberta pela Prefeitura para esse propósito. O Município receberá o montante de R$ 201 mil das empresas, as quais desenvolvem o projeto e divulgam suas marcas em espaços autorizados na Praia Central. O dinheiro irá para a Secretaria do Meio Ambiente investir em projetos ambientais.

As atividades do Praia Limpa ocorrem em tendas localizadas na altura das ruas 4750, 4100, 2000, 1300, 51, 1101 e 2001 (confira no fim do texto a relação entre as tendas e as empresas). Durante o desenvolvimento do projeto, que poderá ser prorrogado até 15 de março, há sensibilização dos banhistas para o usufruto adequado da praia. Os frequentadores recebem informações sobre o que é proibido, como levar animais domésticos, ligar caixa de som, acender fogueira, acampar, pisar na restinga embrionária, entre outras proibições.

Continua após o anuncio

Tendas

Beto Carrero: altura das ruas 2000, 1300 e 1101
Oceanic Aquarium: altura das ruas 4100, 51 e 2001
Parque Unipraias: altura da Rua 4750

Continua após o anúncio

Beto Carrero

De 16 de dezembro a 21 de fevereiro, das 9h as 17h, o Beto Carrero promoverá diferentes atividades na Praia Central em três tendas (altura das ruas 2000, 1300 e 1101). Confira algumas delas:
– Quadra de multiesportes;
– Área com redes de descanso;
– Distribuição de pulseiras de identificação para as crianças;
– Distribuição de brindes;
– Fotos com Betinho e Lully;
– Oficina lúdica sobre resíduos sólidos e consumo consciente, realizada pela equipe de Meio Ambiente do Beto Carrero;
– Quiz ambiental – Emasa;
– Oficinas explicativas sobre correntes de retorno e tipos de riscos associados ao uso da praia, ministradas pelo Corpo de Bombeiros.

Mais informações: https://www.betocarrero.com.br/ 

Oceanic Aquarium

Diariamente, de 15 de dezembro a 21 de fevereiro, das 10h às 16h, serão feitas diversas atividades voltadas para moradores e turistas. São três tendas ao longo da Praia Central: uma localizada próxima ao Aquário (na Rua 4100), outra ao lado da Praça Almirante Tamandaré (em frente à Rua 51) e a terceira perto do Hotel Marambaia (Rua 2001).

O Aquário promove atividades interativas sobre diversos animais. Confira:

-“Painel dos Tubarões”: o público pode descobrir curiosidades sobre diferentes espécies, como o tubarão mais rápido e o menor tubarão do mundo.

– “Pinguins pelo Mundo”: é possível conhecer todas as 18 espécies de pinguins existentes, descobrir onde vivem e quais suas rotas de migração. Há também um painel com a imagem de três espécies em tamanho real (o pinguim-azul, que tem com 30 centímetros de altura; o pinguim-de-magalhães, a espécie mais comum no Brasil; e o Pinguim Imperador, medindo 1,15 metro).

– “Desvendando as Medusas”: o desafio é localizar as partes do corpo desses animais.

– “Jogo da Vida do Pinguim”: é uma atividade feita em um tabuleiro gigante, em que participante é um pinguim em crescimento que enfrenta diversas situações durante sua jornada.

– “Quiz do Polvo”: atividade de perguntas e respostas, na qual o participante vai avançando conforme seus acertos até chegar ao final.

– “Jogo da Memória”: traz problemas e soluções sobre a redução de produtos poluentes e destinação correta dos resíduos, como forma de sensibilizar e motivar as pessoas a terem atitudes mais sustentáveis com a natureza.

Atividades em parceria com outras instituições:
– Recicla BC estará presente de segunda a sexta-feira com o Aquário em abordagens sobre os resíduos sólidos e orientações aos frequentadores para manterem a praia um ambiente sustentável.

– CEPSUL/ICMBio estará em alguns dias apresentando a fauna marinha e as ações de conservação para essas espécies, informando como cada um pode ajudar a proteger os animais. Também estará presente o PMP-Penha, projeto responsável pelo resgate de animais na região

Haverá distribuição gratuita de pulseiras de identificação e sacolas de papel o lixo.

Mais informações: https://oceanicaquarium.com.br/ 

Parque Unipraias

O Parque Unipraias e o Barco Pirata terão uma tenda montada na praia, na altura da Rua 4750, onde vão ocorrer, durante a temporada de verão, atividades lúdicas, educação ambiental e exposições.

A engenheira ambiental do Parque Unipraias, Caroline da Luz, vai acompanhar a execução das atividades como responsável técnica. “Vamos contar com com outros profissionais da área ambiental, o que vai enriquecer ainda mais o nosso espaço”, comenta Caroline.

A equipe do Unipraias e Barco Pirata também vai distribuir brindes, sacolas de papel (incentivando o descarte correto do lixo) e pulseiras de identificação para crianças.

Programação:

6 de janeiro
Horário: 10:30 às 12:00

Animais da Mata Atlântica

Presença da bióloga do Zoológico do Complexo Ambiental Cyro Gevaerd, Marcia Regina Gonçalves Achutti, que vai palestrar sobre a importância dos animais para o equilíbrio da natureza e como eles são acolhidos e cuidados no Zoológico.

14 de janeiro, 3 de fevereiro e 11 de fevereiro
Horário: 10:30 às 12:00

EMASA – Educação Ambiental com o Jacamasa.

Presença da equipe de educação ambiental da EMASA e o Jacamasa, que farão uma simulação dos processos do tratamento de água, além de realizarem atividades lúdicas para conscientização acerca dos resíduos sólidos descartados indevidamente.

20 de janeiro de 2023
Horário: 10h30 às 12:00

Compostagem urbana – Espaço Rural Panaceia

Presença do gerente estratégico e técnico do Espaço Rural Panaceia, Fábio Vaccaro, que vai palestrar sobre como a compostagem pode auxiliar no reaproveitamento dos resíduos orgânicos gerados e a contribuição dessa técnica para a vida útil de aterros.

27 de janeiro de 2023
Horário: 10h30 às 12:00

Galeria de Arte Sustentável – Exposição

Presença da artista Arlene Dellatorre, que fará uma exposição de obras desenvolvidas com a utilização de materiais/resíduos, obras de arte sustentáveis e que impactam a maneira como as pessoas enxergam o lixo.

18 de fevereiro de 2023
Horário: 10:30 às 12:00

Aves Catarinenses

Presença do biólogo, pesquisador e escritor Cristiano Voitina, que vai apresentar o tema “Aves Catarinenses” em sua palestra. Também abordará o impacto do microplástico para as aves marinhas.

Informações adicionais: (47) 3404-7600
www.unipraias.com.br

____________________

Secretaria do Meio Ambiente
(47) 3267-7080

Diretoria de Comunicação
Jornalista: Silvana de Castro, com informações da assessoria de imprensa das empresas envolvidas
Fotos: Rafael de Novaes Mendes/PMBC e Divulgação/Unipraias
(47) 3267-7022

www.instagram.com/prefeituradebc 

FOTOS

Fonte: Prefeitura de Balneário Camboriú

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais