Obras do Parque Astronômico de Criciúma entram na reta final no município

Continua após a Publicidade

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

Para incentivar o contato com os astros, observação das estrelas e o estudo da Astronomia no município, as obras que constituirão o novo ponto turístico da região, o Parque Astronômico Albert Einstein E=mc², entram na reta final em Criciúma. O parque que ficará localizado no Morro Cechinel, atualmente está na fase da construção dos observatórios, pavimentação externa e também de urbanização em seu entorno. O novo ponto turístico do município será inaugurado no aniversário da cidade, no dia 6 de janeiro de 2023.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Continua após a Publicidade

Segundo o secretário de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, Tita Belloli, o observatório a céu aberto que está em fase de construção será constituído com diversos telescópios em seu interior. “A construção do principal elemento do parque, a cúpula, também já está sendo finalizada. Atualmente, estamos realizando a colocação do domo, a parte vermelha que cobrirá o planetário responsável pela projeção dos astros que será finalizada na próxima semana”, ressaltou.

Ainda, na reta final, as obras da construção dos passeios internos do parque estão em 60% e a construção, reforma e adaptação dos banheiros com acessibilidade, além da urbanização e todo o cercamento ao entorno do parque também seguem em andamento. De acordo com o secretário municipal de Educação, Celito Cardoso, também estão sendo colocadas as iluminações e todas as tecnologias.

Em todos os seus elementos a principal finalidade do parque é trazer uma explicação dos fenômenos ligados ao universo para as pessoas que o frequentarão. Então, a parte de iluminação e todas as tecnologias imersivas como, por exemplo, os vídeos de transmissão mostrarão às pessoas vários fenômenos astronômicos contribuindo para uma imersão completa ao mundo da Astronomia”, concluiu.

Fonte: Prefeitura de Criciúma

Continua após a Publicidade