Itajaí intensifica coleta de resíduos nas praias e avenida Beira-Rio

Continua após a Publicidade

O Município de Itajaí intensificou a coleta de resíduos para esta temporada verão. Desde o começo da semana, o recolhimento do lixo orgânico e reciclável passou a ocorrer diariamente nas orlas das praias Brava, Cabeçudas e na avenida Ministro Victor Konder (Beira-Rio). A intensificação da coleta seletiva segue até fevereiro de 2023, enquanto a de lixo comum vai até abril do próximo ano.

O reforço nas coletas de resíduos tem como objetivo atender à maior demanda gerada pela temporada de verão, quando há mais pessoas circulando na cidade e praias. No ano passado, o mês de dezembro teve um aumento de mais de 60% no total de recicláveis coletados. Em janeiro, o acréscimo foi de 33%.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Continua após a Publicidade

A Ambiental Limpeza Urbana e Saneamento, responsável pela coleta, recolhe uma média de mais de 120 toneladas de resíduos recicláveis por mês em Itajaí. Em 2021, foram coletadas 1531,14 toneladas e os meses de dezembro e janeiro foram os de maior demanda, com mais de 360 toneladas coletadas.

A empresa também realiza neste mês uma ação para sensibilizar a população e os comércios da orla e da avenida Beira-Rio sobre a intensificação da coleta. Mais de 70 estabelecimentos comerciais das praias serão visitados para informar sobre os dias da coleta de recicláveis e orgânicos, bem como sobre a correta separação dos resíduos.

As coletas extras na temporada de verão são voltadas para atender as principais vias dos bairros e grandes geradores de resíduos nas praias, como restaurantes e bares. Os dias de coleta habitual permanecem inalterados nesse período.

Orla limpa

Outra medida que garante o bem-estar de moradores e turistas nas praias de Itajaí é a limpeza da faixa de areia e dos calçadões. Esse trabalho também ocorre diariamente durante a temporada de verão, das 6h às 20h20, com reforço nos finais de semana e dias de maior movimento. Ao todo, cerca de 40 funcionários trabalham na coleta de lixo das praias e na limpeza da orla em Itajaí.

Confira os horários da coleta de resíduos nas praias e avenida Beira-Rio:

Coleta comum – até 10/04/2023
De domingo a domingo, duas vezes ao dia (1º turno: 6h-14h20, 2ºturno: 14h20-22h35) O 3º turno: 22h35-06h ocorre durante todo o ano na avenida Beira Rio e por 30 dias nas praias a partir de 19/12.

O que descartar: restos de comida, cascas de frutas, verduras, legumes e ovos, papéis engordurados, caixas de pizza engorduradas, palitos de fósforo e de dente, papel higiênico, absorventes e fraldas descartáveis.

Coleta seletiva – até 16/02/2023
De segunda a sábado, uma vez ao dia, em horário comercial.

O que descartar: papéis, plásticos, caixas e embalagens em geral, metais e alumínio, vidros (embalados de forma segura), potes plásticos, isopor, garrafas pet, entre outros. Os itens devem ser descartados limpos e secos.

_________
Mais informações:
Whatsapp: (47) 99718-5771
E-mail: [email protected]
Telefone: (47) 2122-7323 

Fonte: Prefeitura de Itajaí

Continua após a Publicidade