Blumenau disponibiliza registro de boletins de ocorrência e emissão de autorização de trânsito via internet

Continua após a Publicidade

Agora Blumenau conta com novas opções via internet para o registro de boletins de ocorrência de trânsito sem vítimas e para a emissão de Autorizações Especiais de Trânsito – AET. Os serviços estão disponíveis no sistema on-line de Processos Digitais da Prefeitura de Blumenau e podem ser encontrados na Carta de Serviços do município.

O boletim digital de trânsito, que permite o registro pela internet dos acidentes sem vítimas ocorridos no município de Blumenau, já está disponível pelo link blumenau.sc.gov.br/cartadeservicos . Qualquer pessoa pode registrar o boletim, basta estar envolvido de alguma forma com o acidente e ter acesso à internet. 

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Continua após a Publicidade

O processo de registro, que é 100% on-line e gratuito, consiste em preencher um formulário com diversas informações indispensáveis que são diferentes em cada tipo de registro. Dependendo do caso e da pessoa que estiver executando o pedido, podem ser solicitados dados como:
– Dados pessoais do envolvido;
– Placa e Renavam do veículo;
– Endereço;
– Data e hora;
– Dados do outro condutor do veículo (quando houver);
– Dados do outro veículo envolvido (quando houver);
– Dados de Testemunha (quando houver);
– Um breve relato sobre o fato, entre outros.

Além disso, o sistema também permite a inclusão de fotos do ocorrido para a melhor ilustração dos relatos. 

Vale destacar que o processo de boletim de ocorrência on-line vale apenas para casos de acidentes sem vítima. Ou seja, em ocorrências de acidentes com registro de feridos é necessário dirigir-se até o atendimento presencial da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) – localizado na Rodoviária de Blumenau – para o registro do fato. 

Autorização Especial de Trânsito – AET
Além do serviço de boletim de ocorrência de trânsito on-line, a Carta de Serviços da Prefeitura de Blumenau também conta agora com o processo digital para retirada da Autorização Especial de Trânsito – AET, pelo link: blumenau.sc.gov.br/cartadeservicos . O documento é solicitado por motoristas que precisam de liberação especial para o tráfego de veículos lentos, pesados e para o estacionamento de caixas de lixo e entulho na rua.

Para o processo de AET on-line, basta fazer a solicitação através do formulário no site e aguardar a análise que leva até sete dias. Após a análise, o solicitante recebe a emissão da licença ou o parecer de indeferimento do processo. Porém, nos casos em que a solicitação seja para locais com vagas de Área Azul, o pedido deverá ser feito pessoalmente no setor de atendimento localizado na Rodoviária de Blumenau.

Ambas opções fazem parte das modernizações promovidas pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) que vem trabalhando para facilitar cada vez mais o dia a dia no município.

“O objetivo do nosso trabalho é facilitar os trâmites do dia a dia tanto para o munícipe, quanto para os turistas e visitantes que passam pela nossa cidade. Com esse foco, modernizamos diversos serviços ao longo do ano e seguimos trabalhando para a modernização e melhoria de outros. No próximo ano, por exemplo, devemos entregar o novo sistema de Área Azul da cidade, que terá, por exemplo, aplicativo para pagamento on-line além de diversas outras novidades” finaliza o secretário da SMTT, Alexandro Fernandes.

Assessoria de Comunicação: Eduarda Loregian

postada em 15/12/2022 09:26 – 20 visualizações

Fotos

Fonte: Prefeitura de Blumenau SC

Continua após a Publicidade