________
- PUBLICIDADE GOOGLE-

Motoristas serão OBRIGADOS a emitir a nova versão da CNH? Tire suas dúvidas!

Sabemos que o Detran (Departamento Nacional de Trânsito) já está emitindo a nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH) desde julho de 2022. Essa carteira traz várias mudanças, tanto relacionadas à sua estética quanto segurança. Por exemplo, a nova versão da CNH possui uma tabela para identificação da categoria que o motorista está autorizado.

Com esta nova documentação, o que muitos querem saber é: será que que é obrigatório emitir a versão? E, afinal, até quando isso deve ser feito? Para ter acesso a todas essas informações, confira o texto completo e entenda as exigências.

A nova versão da CNH já está sendo emitido. A saber, ela possui muitas mudanças em relação ao seu visual e também a sua segurança. O propósito é que a CNH seja mais moderna e, também, segura. Primeiramente, o novo documento vem nas cores verde e amarelo. Além disso, também haverá também uma tabela para identificar os tipos de veículos que o condutor pode conduzir.

Continua após o anúncio

Ademais, o documento terá alguns elementos gráficos para aumentar a segurança e dificultar a falsificação do mesmo. A CNH tem um um código internacional, o Machine Reliable Zone (MRZ), e QR Code. Ainda, pode ser emitida nos seguintes formatos: físico, digital ou ambos. Outro fator de segurança é o holograma atrás do documento, além da assinatura do titular. A saber, alguns elementos gráficos aparecem apenas com a utilização de uma luz ultravioleta, devido à tinta fluorescente.

A CNH também possui informações médicas do motorista. Isso é essencial principalmente para situações de acidente, em que é necessário fornecer essas informações aos médicos.

Continua após o anuncio

Motoristas serão OBRIGADOS a emitir a nova versão?

O novo documento já está em vigor desde maio deste ano. Dessa forma, surge a dúvida se é obrigatório emitir a nova versão. Entretanto, saiba isto não é necessário nem obrigatório. A substituição será aos poucos, na medida que os motoristas precisem emitir a segunda via ou renovar o documento. Sendo assim, se você ainda possui uma carteira de motorista válida, não é preciso realizar a emissão do novo documento.

Mas, caso precise renovar sua CNH, já aproveite para emitir o modelo vigente. Basta levar sua documentação ao Detran. São necessários o RG, original e cópia; CNH com validade expirada ou perto do vencimento, original e cópia e o comprovante de residência, original e cópia. Ademais, no caso de habilitação suspensa, é preciso realizar um um curso de reciclagem, em um Centro de Formação de Condutores (CFC).

Continua após o anúncio

A nova CNH é válida conforme a nova lei de trânsito, de abril de 2021. Sua renovação deve ser a cada dez anos, para motoristas com menos de 50 anos. Já para os que tem entre 50 a 69 anos, a renovação correta é a cada cinco anos. Por fim, os motoristas com mais de 70 anos devem realizar a atualização a cada três anos.

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais