Parque Estadual Fritz Plaumann inaugura nova estrutura para atender visitantes

Continua após a Publicidade

O Parque Estadual Fritz Plaumann, em Concórdia, no Oeste, inaugurou uma nova estrutura de trabalho para receber os visitantes. A solenidade nesta terça-feira, 13, e contou com a presença do presidente do Instituto do Meio Ambiente , Daniel Vinicius Netto, autoridades, servidores e comunidade.

“Muito importante esse grande investimento que nós estamos fazendo na Unidade de Conservação, esse parque na região de Concórdia, que tem potencialidades e riquezas naturais, de recursos hídricos, de fauna, de flora, de cobertura vegetal e de espécies ameaçadas de extinção, que nós, neste dia de hoje inauguramos. E ver toda essa nova estrutura administrativa para a gestão e os visitantes desse parque nos deixa muito satisfeitos e felizes”, declarou o presidente do IMA.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Continua após a Publicidade

A construção modular possui 328 metros quadrados e foi produzida de forma ecológica, pois leva na composição garrafas pet retiradas do oceano. A estrutura contempla três módulos, sendo um centro administrativo, um setor destinado à pesquisa, e um terceiro módulo, com alojamentos e refeitório para 12 pessoas.

A opção por esse tipo de construção modular é o fato dela ser feita fora do ambiente e instalada depois no local, reduzindo os impactos, principalmente ambientais. “A obra foi realizada segundo o plano de manejo, uma das demandas apresentadas, e que sem dúvida contemplará as melhorias nas infraestruturas, uma vez que na inauguração do parque se utilizou de uma casa familiar”, declarou a coordenador do Parque Fritz Plaumann, Vilmarice Soligo da Silva.

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

O Parque

O parque é uma das 10 Unidades de Conservação de proteção integral de Santa Catarina administradas pelo IMA, que, em parceria com a Associação Cultural Angelo Spricigo, desempenha os trabalhos de atendimento ao público, educação ambiental, apoio à pesquisa e monitoramento ambiental. Entre os atrativos para os visitantes, oferece quatro trilhas e sala de exposições.

A unidade possui uma área de 798,71 hectares que abriga mais de 232 espécies de aves, 25 espécies de mamíferos e 35 espécies de répteis e anfíbios, muitos deles ameaçados de extinção.

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

O Parque Fritz Plaumann foi instituído por meio do decreto nº 797, de 24 de setembro de 2003, como compensação aos impactos ambientais gerados pela Usina Hidrelétrica de Itá, no Rio Uruguai. É o único no estado criado para proteger remanescentes da Floresta do Rio Uruguai ou Floresta Estacional Decidual, uma das formações florestais mais ameaçadas do bioma Mata Atlântica.

A execução dos trabalhos na unidade começou em 2007 e o nome da Unidade de Conservação é uma homenagem ao entomólogo alemão Fritz Plaumann e seus trabalhos ambientais entomológicos desenvolvidos na região, que possuem significativa contribuição para todo o Brasil.

As visitas devem ser agendadas previamente, somente de forma on-line, no site do IMA.

Fonte: Governo SC

Continua após a Publicidade