Conheça todos os benefícios do INSS que você pode solicitar a partir de janeiro

Continua após a Publicidade

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é o órgão responsável pelo pagamento de pensões, pensões e outros benefícios. aos cidadãos brasileiros inscritos no sistema previdenciário. Ou seja, a segurança social é essencialmente um seguro que garante a prestação do cidadão em determinadas situações, por exemplo quando deixa de trabalhar.

No entanto, conforme mencionado acima, para ter direito aos benefícios o assalariado deve remunerar uma contribuição mensal ao INSS por um determinado período. Leia o texto abaixo e não apenas entenda quais são os benefícios, mas também se você faz jus a eles.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Continua após a Publicidade

Quais são os benefícios disponíveis?

Em primeiro lugar, muitas pessoas querem todavia saber o que é o INSS, principalmente quando a aposentadoria se aproxima. Com efeito, apesar disso, o INSS possui diversas vantagens que você pode usufruir ao longo da carreira profissional e não necessariamente apenas ao final dela.

A saber: o INSS é a abreviatura de instituto Nacional de Seguridade Social. Outrossim, trata-se de uma autarquia federal e foi fundada em 1990 pelo ex-presidente Fernando Collor de Mello. Por decreto, o INSS foi criado pela fusão de dois outros institutos – o instituto de Administração Financeira de seguros e apoios Sociais (IAPAS) e o instituto Nacional de Seguro Social (INPS).

Basicamente, o INSS é uma instituição pública eventualmente criada para todavia atender às necessidades sociais e assistenciais de seus participantes. Assim, igualmente garante os direitos aos segurados do Regime Geral de Previdência Social (RGPS). Para entender sua importância, em 2017 a agência contava com mais de 50 milhões de segurados e aproximadamente 33 milhões de beneficiários.

Segue abaixo a lista de benefícios:

Auxílios

1.Auxílio-Acidente;
2.Auxílio-doença por acidente;
3.Auxílio-doença comum;
4.Auxílio-Reclusão Rural;
5.Auxílio-Reclusão Urbano.

Pensões

1.Pensão por Morte;
2.Pensão por Morte Rural;
3.Pensão especial por hanseníase;
4.Pensão especial destinada a crianças com Síndrome Congênita do Zika Vírus;
5.Pensão especial da síndrome da Talidomida.

1.Aposentadoria por invalidez;
2.Aposentadoria por Idade Rural;
3.Aposentadoria por Idade Urbana;
4.Aposentadoria por tempo de contribuição do professor;
5.Aposentadoria por Tempo de Contribuição (para segurados incluídos na regra de transição);
6.Aposentadoria da Pessoa com Deficiência por Idade;
7.Aposentadoria da Pessoa com Deficiência por Tempo de Contribuição;
8.Aposentadoria especial por tempo de contribuição.

Benefícios assistenciais

1.Benefício de Prestação Continuada (BPC);
2.Benefício para trabalhadores portuários avulsos.

Benefícios para o trabalhador

1.Salário-maternidade;
2.Seguro-defeso pescador artesanal;
3.Salário-família.

Como reivindicar os benefícios

A saber: dependendo da natureza da assistência (pensão, pensão, benefícios, etc.), existem certos recursos. Isso se deve ao envolvimento com outras organizações, como auxílio-doença ou auxílio-acidente. Consequentemente, existem benefícios que exigem mais burocracia do que qualquer outra coisa. Em outras palavras, o INSS simplifica pedidos de pensão.

Antes de mais nada, em suma o segurado pode acessar a internet e solicitar benefícios em poucos passos. A saber: é o que todavia ocorre na aposentadoria por depósito a prazo.

Primeiramente, é necessário todavia ter acesso ao Meu INSS por meio de login e senha. Na página inicial, clique em Novo pedido. feito isso, na aba “Aposentadoria, CTC e Poupança”, selecione a opção “Aposentadoria por Tempo de Contribuição” (pois esta é a única forma que pode ser solicitada remotamente). Por fim, verifique seus dados pessoais. e clique para continuar.

Além disso, o segurado deverá apresentar alguns documentos comprobatórios a fim de fazer jus ao benefício. Nesse caso, clique na guia “anexos” e certifique-se de que cada documento esteja destacado no campo indicado. Com efeito e em síntese, caso necessite algum documento para completar a análise, o INSS irá automaticamente solicitá-lo ao segurado, antes de tudo.

Continua após a Publicidade