Alunos do Pedro II visitam o Arquivo Histórico

Continua após a Publicidade

O Arquivo Histórico José Ferreira da Silva recebeu quarta-feira, dia 8 de dezembro, os alunos do terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual Pedro II. Os visitantes conheceram parte do acervo composto por documentos, fotografias e mapas. Sob orientação do professor de História Wilham Zilz, a turma se preparou em sala de aula para tirar dúvidas com os mediadores do passeio, a diretora e professora Sueli Petry e o estagiário e estudante de História André Alves

A ação com os adolescentes é parte do projeto contemplado no 4º Prêmio Herbert Holetz, cuja proposta do autor Kayuã Girardi foi assegurar a readequação do arquivo histórico. “A visita possibilitou aos alunos, além de conhecer o arquivo, perceber que ele é composto de registros de pessoas comuns, famílias, empresas e, sobretudo, imigrantes, com os quais muitos se identificam de alguma forma. Alguns por fazerem parte de uma ‘nova geração’ de imigrantes, vindos de outras regiões do país, entre outros que são nascidos aqui e puderam conferir que suas famílias também fazem parte do acervo”, disse Wilham Zilz.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Continua após a Publicidade

Para Kayuã Girardi, os alunos tiveram a oportunidade de sanar as dúvidas e curiosidades. “Essa visita, além de ser uma contrapartida social do projeto em execução do edital Herbert Holetz, também fortalece os laços do arquivo com a comunidade escolar. O maior interesse dos estudantes recaiu sobre os documentos mais antigos do arquivo”, destacou. “O trabalho alcança resultados positivos, pois expande os conhecimentos dos alunos sobre a história regional e a importância da salvaguarda do patrimônio material para as futuras gerações.”

A professora Sueli Petry considera importante que a nova geração fique ciente das responsabilidades de preservar os acervos e a memória da cidade, pois fazem parte do patrimônio de todos.

Além da ação com os escolares, outra ação envolveu o encontro de idosos promovido em novembro. A visita dos acadêmicos do curso de História da Universidade Regional de Blumenau (Furb) encerra a programação do projeto iniciado em julho.

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello 

postada em 09/12/2022 18:06 – 4 visualizações

Fotos

Fonte: Prefeitura de Blumenau SC

Continua após a Publicidade