Mostra Blumenau 2022 premia experiências que contribuíram para a conexão em rede da atividade do SUS

- PUBLICIDADE -
Continua após a Publicidade

Reunir profissionais da área da saúde, proporcionando um intercâmbio de experiências locais bem-sucedidas. Esse foi o propósito da Mostra Blumenau 2022, com o mote ‘Aqui tem SUS: a Rede nos conecta’, promovida pela Secretaria de Promoção da Saúde (Semus). O evento ocorreu de 7 a 9 de dezembro, na Escola Técnica do SUS (ETSUS). Ao todo, 49 trabalhos, nas modalidades banner comentado e comunicação oral, foram selecionados para a exposição, e seis deles foram premiados, os três primeiros lugares de cada categoria. 

As experiências compartilhadas nessa edição refletiram os processos de trabalho com as seguintes temáticas: ‘Soluções para um Novo Normal’, ‘Conexão Interpessoal Via Redes’, e ‘(Com) vivendo em pandemia’. A intenção foi apresentar as vivências, contribuindo para a conexão em rede do trabalho do SUS, além de fortalecer as ações inovadoras do município nas soluções dos temas que hoje representam desafios à garantia do direito à saúde. 

- PUBLICIDADE -
Continua após a Publicidade

A diretora da ETSUS e coordenadora da Mostra, Claudia Lange, diz que essa edição foi muito especial por ser ‘a retomada’ do evento. Para a próxima edição, nós ampliaremos os temas e a periodicidade do evento será anual. “Este ano, nós aproveitamos as experiências inovadoras vividas por nossos profissionais e usamos o gancho Covid-19. A intenção para a próxima Mostra é fazer com que os colaboradores criem uma rotina de inscrever seus trabalhos, atividades que eles realizam nas unidades e que fazem com maestria”, comenta Claudia.

Marcelo Lanzarin, secretário de promoção da saúde, diz que a pandemia trouxe muitos desafios para todos nós e cada um, dentro da sua área de atuação, teve de se reinventar. Agradeço aos profissionais da saúde que compartilharam as suas experiências e inovações, permitindo que saíssemos mais fortalecidos desse momento. A próxima edição da Mostra SUS já tem data prevista para acontecer: setembro de 2023”, declara o secretário.

“Todo mundo ganha”. Essa foi a expressão da vice-prefeita, Maria Regina de Souza Soar, ao comentar a apresentação dos trabalhos. “Blumenau teve um resultado extraordinário no enfrentamento à Covid e foi a cidade com mais de 100 mil habitantes que mais salvou vidas no âmbito Brasil. Esse foi um resultado da nossa rede como um todo, porque, se não fossem os nossos profissionais competentes e qualificados, nós não conseguiríamos vencer a pandemia. Meu muito obrigada a todos pela dedicação”, finaliza Maria.

Trabalhos premiados

Comunicação oral

Classificação

Eixo

Título

Relator

(Com) vivendo em pandemia

Vídeo essa tal adolescência: ações desenvolvidas no CAPSI alusivas ao setembro amarelo

Samira Raquel de Farias Wackernagel

Soluções para um ‘Novo Normal’

Interatividade da odontologia com os estudantes da EBM Professora Adelaide Starke

Flávia Genn Cruz Antunes

Soluções para um ‘Novo Normal’

A centralização da vacinação COVID-19 em Blumenau como estratégia de qualidade

Bruna Carla Storck

Banner comentado

Classificação

Eixo

Título

Relator

(Com)vivendo em pandemia

Gerando arte, renda e saúde mental

Ana Carolina Maria Ribeiro

Conexões Interpessoal Via Redes

Autocuidado para e com o servidor público municipal, Blumenau/SC

Ethna Thaise Unbehaun

Soluções para um ‘Novo Normal’

Uso da mídia social para comunicação em saúde

Manuela Maschendorf Thomaz

Assessora de comunicação: Elaine Malheiros

postada em 09/12/2022 15:02 – 23 visualizações

Fotos

Fonte: Prefeitura de Blumenau SC

Continua após a Publicidade