________
- PUBLICIDADE GOOGLE-

Banco Central anuncia que R$ 4,6 bilhões estão esquecidos por brasileiros em bancos

Sistema Valores a Receber (SVR) do Banco Central (BC) foi interrompido em meados do mês de abril. Em razão disso, milhares de brasileiros aguardam consultar se possuem dinheiro esquecido. Conforme a instituição, ainda há uma quantia equivalente a R$ 4,6 bilhões para saque.

A segunda etapa das consultas prevista para ser iniciada no dia 2 de maio foi suspensa por tempo indeterminado devido a greve dos servidores do BC. Contudo, a paralisação foi encerrada há alguns meses, mas as consultas ainda não foram disponibilizadas pelo banco.

Continua após o anúncio

No entanto, o BC anunciou que voltará a receber dados das instituições financeiras em janeiro, contudo, ainda não há uma data para a reabertura do SVR. O órgão salientou que os bancos são obrigados a encaminhar à autoridade monetária informações de valores esquecidos.

Segundo as informações, as instituições repassarão ao BC três tipos de valores esquecidos:

Continua após o anuncio
  • Contas de pagamento pré-paga e pós-paga encerradas com saldo disponível;
  • Contas de registro mantidas por sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários e por sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários para registro de operações de clientes encerradas com saldo disponível; e
  • Recursos de outras situações disponíveis para devolução.

 

Novas regras dos Valores a Receber

O sistema Valores a Receber conta com algumas mudanças após conclusão da primeira fase. Uma delas é que não será necessário realizar o agendamento. Dessa forma, o cidadão poderá solicitar o saque do dinheiro no momento da primeira consulta.

Ademais, o sistema vai contar com novas informações repassadas pelas instituições financeiras. Ou seja, quem não tinha valores a receber na primeira etapa deve consultar novamente o Sistema, uma vez que pode haver uma nova quantia disponíve

Continua após o anúncio

Consulta e saque no Valores a Receber

Assim que o sistema for reativado, os interessados deverão fazer a consulta através do site valoresareceber.bcb.gov.br. Na prática, será necessário informar o número do CPF (Cadastro da Pessoa Física) e a data de nascimento.

Todavia, para ter cesso as informações, é necessário ter à conta do gov.br, nos níveis prata ou ouro. Desse modo, a consulta pode ser feita conforme os seguintes passos:

  1. Faça o login (com os dados já mencionados acima);
  2. Consulte o valor a receber e a demais informações (em qual bancos os valores estão e sua origem);
  3. Por fim, clique na opção que diz: “Solicitar por aqui”, para receber o dinheiro esquecido via PIX, ou toque na opção que diz: “Solicitar via instituição”, para poder entrar em contato e combinar qual será a instituição bancária pela, qual se receberá o dinheiro consultado.

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais