Investimentos na ETA II ampliarão a regularidade do sistema de abastecimento de água

Continua após a Publicidade

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto – Samae Blumenau recebeu esta semana a visita da equipe técnica do Banco para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata), que viabilizará os recursos financeiros para as obras de construção dos novos sistemas de adução, captação e tratamento de água. O novo empreendimento inclui a ampliação da adução e captação de água bruta do Rio Itajaí-açu, assim como da Estação de Tratamento de Água II (ETA II), aumentando a capacidade total de produção na cidade em 40%.

A captação de água bruta atualmente é realizada  dentro da Usina do Salto e o novo sistema será instalado às margens do Rio Itajaí – Açú, porém mais próximo à ETA II. A obra também contemplará um sistema de pré filtragem e desarenação, possibilitando a retenção de partículas suspensas maiores que 2 milímetros, reduzindo assim o índice de turbidez da água captada.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Continua após a Publicidade

Já a nova Estação de Tratamento de Água, proporcionará o aumento na capacidade de tratamento dos atuais 840 l/s para uma vazão máxima de 1.600 l/s. Esse incremento na produção de água, atenderá a demanda total de consumo da população atendida pela ETA II em momentos onde houver a necessidade da redução da vazão de tratamento devido aos altos índices de turbidez do Rio Itajaí-açu, como o ocorrido nos últimos dias.

Um novo reservatório com capacidade de armazenar 10 milhões de litros de água tratada, também será construído junta à ETA II, proporcionando maior regularidade no abastecimento e minimizando os eventos de intermitência no fornecimento de água para os blumenauense.

O diretor-presidente do Samae Blumenau, Michael Schneider, explica a necessidade dos recursos, “Todas as estações de tratamento serão beneficiadas com investimentos em modernização e manutenção nos próximos anos. A ETA II é responsável por abastecer 70% do município e foi construída há 50 anos. Por isso, existe a necessidade urgente de grandes intervenções e investimentos. Essas ações beneficiarão todas as famílias da nossa cidade”, afirma.

O investimento só foi aprovado pelo Fonplata após uma análise criteriosa dos projetos estruturantes que atendem áreas prioritárias de desenvolvimento sustentável e saneamento. Serão investidos 26 milhões de dólares. A previsão para a licitação da obra de Ampliação e Captação de água bruta é para fevereiro ou março de 2023 e da ETA II para julho.

postada em 08/12/2022 18:32 – 15 visualizações

Fotos

Fonte: Prefeitura de Blumenau SC

Continua após a Publicidade