- PUBLICIDADE GOOGLE-

Ceia natalina de 2022 tem redução no valor total na comparação com o ano anterior

A tradicional ceia natalina em 2022 apresentou queda no preço total em relação ao ano anterior. O somatório dos itens de menor valor ficou em R$ 854,27, que representa uma redução de 3,84% na comparação com 2021. O produto com maior queda no preço foi a amêndoa sem casca (kg), com uma diminuição de 27,3%. As informações estão na pesquisa da Procuradoria de Defesa do Consumidor (Procon) de Itajaí, realizada nos dias 05 e 06 de dezembro em oito estabelecimentos da cidade. A lista completa está disponível no fim desta página.

Além das amêndoas, outros produtos tiveram redução de preço em relação ao ano passado: nozes sem casca (-18,3%), bacalhau (-15,7%), salmão (-13,77%), cereja (-12,2%) e castanha do pará sem casca (-9,48%). Entretanto, alguns itens apresentaram aumento em relação a 2021, como o chocotone Bauducco (34,91%), o panetone Tommy (33,23%), o pêssego em calda (17,09%), o peru perdigão (15,09%), as frutas cristalizadas (15,65%), entre outros.

Continua após o anúncio

Pesquisa de preços

Para que a ceia de Natal não fique ainda mais cara, a orientação do Procon é a pesquisa pelos melhores preços nos supermercados da cidade. Alguns produtos têm variação entre os estabelecimentos acima de R$ 10. Outra orientação é relacionada aos produtos como castanha, nozes, uva passa, amêndoa, damasco, cereja e frutas cristalizadas, que podem ser vendidos a granel ou em embalagem de diversos pesos.

Continua após o anuncio

O Procon ainda destaca a obrigação dos supermercados em exibirem os preços por unidade de medida e em divulgar a data do vencimento dos produtos incluídos em promoções. Além disso, o Código de Defesa do Consumidor determina que a oferta e a apresentação de produtos devem assegurar informações claras e ostensivas sobre as características, preços e prazos de validades, entre outras informações. 

Fonte: Prefeitura de Itajaí

Continua após o anúncio

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais