- PUBLICIDADE GOOGLE-

Lançada rota de turismo rural do projeto Desbrave Chapecó

Foi lançada na manhã desta quarta-feira a primeira rota de turismo rural do projeto Desbrave Chapecó, que tem com o objetivo incrementar esta atividade no município. O lançamento foi no Café Colonial Sabor do Campo, na linha Cabeceira da Divisa. O empreendimento do casal Evandro da Silva e Raquieli Ambrósio da Silva oferece café com leite, sucos, queijo, salame, goiabinha, biscoito de manteiga, geleias, entre outras delícias, que podem ser degustadas em ambientes internos ou externos.

O casal investiu cerca de R$ 100 mil no negócio. Evandro contou que trabalhava de gerente numa loja de informática e material e escritório e sua esposa no comércio. O sonho era montar uma padaria.

Continua após o anúncio

“Numa viagem para o litoral nós paramos num café colonial e pensamos em montar algo em Chapecó. Começamos a fazer cursos, pegar dicas e montamos o negócio. Quando estávamos para inaugurar começou a pandemia e fechou tudo. Inauguramos há dois anos e estamos com um bom movimento, com cerca de 50 jantares italianos nas sextas-feiras à noite e cerca de 300 cafés nos sábados e domingos”, destacou Evandro.

Raquieli disse que o lançamento da rota vai ajudar a incrementar o negócio da família, pois além do casal trabalham os três filhos e uma vizinha.

Continua após o anuncio

“A gente fez uma clientela no boca a boca e o que precisava mesmo era essa divulgação, que vamos ter agora”, destacou.

A rota fica na região Norte do Município, englobando a Colônia Cella, Colônia Bacia, Linha Simonetto, Linha Boa Vista, Linha Cabeceira da Divisa e Distrito de Sede Figueira. Inclui queijos, geléias, vinhos, cuidados com a saúde, contato com a natureza, lazer e entretenimento. Além do Café Colonial Sabor do Campo fazem parte dela a Indústria de Alimentos Malagutti, a empresa de vinhos e espumantes Giardino Viel, o Recanto dos Pinhais, o Spa dos Pinhais, Da Casa Amarela, Camping Sítio Pousada e a Belbrück Cervejaria Artesanal. O agendamento de visitas pode ser feito pelo telefone 99123-7531.

Continua após o anúncio

De acordo com a gerente de Turismo, Cleu Anhaia, a iniciativa faz parte do projeto Desbrave Chapecó, que foi criado pelo município com o apoio do Sebrae.

O primeiro passo foi um diagnóstico dos potenciais turísticos do município, com posterior visitação, orientação e consultoria. Também colaboraram com a rota rural a Epagri, o Senar e o Sindicato Rural de Chapecó

Os objetivos do projeto são estruturar um produto turístico capaz de gerar fluxo de visitantes na zona rural de Chapecó, valorizar a produção colonial e artesanal associada ao turismo rural, gerar oportunidade de emprego e renda através do turismo e proporcionar alternativas para contribuir com a permanência das famílias no campo.

A intenção da Administração Municipal é criar outras rotas e, para isso, é importante o cadastramento dos interessados, que estará disponível a partir de janeiro, segundo o Diretor de Incentivo ao Empreendedorismo e Turismo, Luiz Roberto Tillmann.

O pedido será avaliado por uma comissão formada por dois servidores da Prefeitura e um membro do Conselho Municipal de Turismo.

O prefeito de Chapecó, João Rodrigues, destacou que os empreendimentos surgiram pelo esforço individual e que, com a rota, a Administração Municipal vai colaborar com aspectos como sinalização, divulgação e melhoria dos acessos.

“Às vezes a gente não se dá conta das belezas que temos aqui. Temos no centro o Ecoparque, a Arena Condá, a Katedral e outras atrações. Aqui temos uma boa gastronomia, com queijos, vinhos, espumantes e cerveja artesanal. No Goio-Ên temos belas paisagens do Vale do Rio Uruguai e a Trilha do Pitoco. A Administração apoia o turismo, vai investir em capacitação e qualificação para que esta atividade também seja referência em Chapecó”, disse o prefeito João Rodrigues.

O gerente regional Oeste do Sebrae, Udo Trennepohl, parabenizou a Administração de Chapecó por apoiar o empreendedorismo e assim transformar a vida das pessoas.

Além das pessoas acima citadas também estiveram no lançamento representantes das empresas da rota, o vice-prefeito, Itamar Agnoletto, o Secretário de Desenvolvimento Rural, Mauro Zandavalli, o Diretor de Desenvolvimento Econômico, Elio Francisco Cella, o representante da Câmara de Vereadores, Wilson Cidrão, os superintendentes da Efapi, Nelson Krombauer, e do Bormann, Aderbal Pedroso, além de outros vereadores e representantes do Sindicato Rural e Epagri.

Fonte: Prefeitura de Chapecó SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais