Emasa retoma coleta de balneabilidade das praias nesta quarta-feira

- PUBLICIDADE -
Continua após a Publicidade

Atividade foi suspensa uma semana, devido às fortes chuvas

Foi retomada nesta quarta-feira (07), a coleta para o monitoramento de balneabilidade das praias de Balneário Camboriú, feita pelo Município, por meio da Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA). O relatório com o resultado, deve ser divulgado no site da Emasa, em até três dias úteis.

- PUBLICIDADE -
Continua após a Publicidade

As coletas foram suspensas na última semana, devido as constantes chuvas na região, pois interferem diretamente no resultado da análise. Isso porque, a chuva carrega toda a sujeira das vias públicas para as praias, tornando as condições do mar imprópria para o banho. Inclusive, esse fator consta na Resolução CONAMA nº 274/2000, que menciona a “deterioração da qualidade das praias ou balneários em decorrência da lavagem de vias públicas pelas águas da chuva”.

“A última semana foi inteira de fortes chuvas em toda a região, com índices acima do esperado, e não consideramos adequado fazer a coleta, porque essa condição afeta o resultado daquele momento e não retrata a realidade das praias em dias normais. Ressaltando, que nem é recomendado entrar no mar nessas condições nas próximas 24 horas”, destaca o diretor-geral da Emasa, Douglas Costa Beber, que considera injusto o resultado do relatório divulgado pelo IMA no dia 02/12/2022, com a data da última coleta em 31/11, apontando a condição de chuva intensa no dia.

As coletas feitas pelo Município ocorrem, semanalmente, geralmente, às quartas-feiras, conforme as condições climáticas. Durante a temporada de verão, são três vezes por semana, para retratar as condições mais reais da qualidade da água, e garantir um banho de mar seguro aos moradores e turistas. Esse aumento da frequência, deve iniciar a partir da 2ª quinzena de dezembro e seguir até o carnaval.

Os 15 pontos analisados pelo LABB Laboratórios de Análises Ambientais LTDA – credenciado no Instituto do Meio Ambiente (IMA) e acreditado no INMETRO – são: praias de Estaleirinho, Estaleiro, Taquaras e Lagoa de Taquaras, Laranjeiras, e Praia Central em frente à Rua 4009 – Pontal Sul, em frente as ruas 4000, 3500, 3000, 2500, 2000, 1400, 51 e 1001, e Pontal Norte. O último relatório divulgado é referente a coleta de 23 de novembro, indicando todos os pontos próprios para o banho, exceto a Lagoa de Taquaras, considerada imprópria. Os relatórios completos estão disponíveis no site da Emasa, no link: https://emasa.com.br/emasa/laboratorios/balneabilidade-praias–boletim-semanal/?ano_documento=2022

Continua após a Publicidade