Encontro Regional de grupos reflexivos para Homens pelo Fim da Violência contra a Mulher ocorre nesta terça-feira

- PUBLICIDADE -
Continua após a Publicidade

Nesta terça-feira, dia 06, ocorre o 1º Encontro Regional de Grupos Reflexivos para Homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, no auditório da Amve, que fica na Rua Alberto Stein, 466, no bairro Velh . A ação é em alusão ao dia do Laço Branco em que é marcado pelo Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres. O evento é promovido pela Associação dos Municípios do Vale Europeu (Amve) em parceria com a Semudes e faz parte da programação dos 21 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres. 

O objetivo do encontro é possibilitar um espaço de discussão sobre os grupos reflexivos para homens autores de violência como instrumentos de enfrentamento a violência contra mulher. A Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes) participa da ação e também representantes do Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, representantes de universidades, comunidade, represenrta demais interessados na temática.

- PUBLICIDADE -
Continua após a Publicidade

A programação conta com apresentação da parceria entre o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) com os municípios por meio dos grupos reflexivos, apresentação do Juizado Cível da Comarca de Pomerode, além da exposição dos municípios de Pomerode, Indaial, Rodeio, Ascurra e Blumenau sobre suas experiências na execução destes grupos. As inscrições para participar do encontro podem ser feitas no local. 

Campanha 21 dias de ativismo

 A programação em alusão aos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres foi organizada pela Rede de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência de Blumenau, que é um comitê composto por diversos órgãos, serviços e entidades,  em parceria com a Prefeitura de Blumenau, as atividades incluem seminário e divulgação das ações da rede. 

A programação segue até o dia 6 de dezembro de 2022, as atividades contemplam Acolhidas Coletivas nos Cras e Creas e também um encontro regional de Grupos Reflexivos de Homens pelo Fim da Violência Contra a Mulher. 

 Rede de Atenção às Pessoas em Situação de Violência de Blumenau

O Comitê Permanente da Rede de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência Sexual, Doméstica, Familiar ou Institucional de Blumenau está organizado desde 2012, como uma instância de caráter independente, autônoma, deliberativa e de articulação permanente. O comitê é composto por entidades governamentais, não governamentais e da sociedade civil organizada.

As reuniões do Comitê são mensais, onde são discutidas  viabilizadas ações sistemáticas de mobilização e sensibilização da comunidade para prevenção das violências, divulgação dos serviços existentes, articulação da rede de serviços, acompanhamento dos protocolos instituídos e capacitação dos profissionais que atuam nessa Rede. 

O Comitê  é composto pelas seguintes entidades: Secretaria Municipal de Promoção da Saúde, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Secretaria Municipal de Defesa Civil, Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais, Secretaria Municipal do Esporte, Secretaria Municipal de Turismo e Lazer, Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, Conselho Tutelar, conselhos municipais de Blumenau, hospitais de Blumenau, Poder Judiciário Estadual da Comarca de Blumenau, Ministério Público Estadual da Comarca de Blumenau, Defensoria Pública Estadual da Comarca de Blumenau, Polícia Civil de Blumenau, 10º Batalhão de Polícia Militar do Estado de Santa Catarina, Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Santa Catarina, Instituto Geral de Perícias, organizações não governamentais e entidades de classe, instituições de ensino superior de Blumenau e representantes da sociedade civil organizada.

Assessora de Comunicação: Júlia Vanderlinde

 
 

postada em 05/12/2022 14:16 – 25 visualizações

Fotos

Fonte: Prefeitura de Blumenau SC

Continua após a Publicidade