- PUBLICIDADE GOOGLE-

Emasa suspende coleta de balneabilidade da semana devido as chuvas

A coleta para o monitoramento de balneabilidade das praias de Balneário Camboriú, feita pelo Município por meio da Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA), foram suspensas nesta semana, devido as constantes chuvas em toda a região. O último relatório divulgado e disponível no site da Emasa, é referente a coleta de 23 de novembro, indicando todos os pontos próprios para o banho, exceto a Lagoa de Taquaras, considerada imprópria.

A coleta e análise dos 15 pontos analisados pelo LABB Laboratórios de Análises Ambientais LTDA – credenciado no Instituto do Meio Ambiente (IMA) e acreditado no INMETRO – ocorre semanalmente, geralmente, às quartas-feiras. Porém, podem alterar o dia em caso de fortes chuvas, como foi o caso desta semana, pois interfere no resultado. “Seria imprudente de nossa parte e até injusto com a cidade, coletar amostras nesta semana, que choveu muito mais do que o esperado em toda a região, como podemos acompanhar nos noticiários. O que torna as condições do mar, na maioria das vezes imprópria nesse período, nem sendo recomendado entrar no mar nessas condições”, ressalta o diretor-geral da Emasa, Douglas Costa Beber.

Continua após o anúncio

Inclusive, esse fator é citado no Art. 4 da Resolução CONAMA nº 274/2000: “Quando a deterioração da qualidade das praias ou balneários ficar caracterizada como decorrência da lavagem de vias públicas pelas águas da chuva, ou em consequência de outra causa qualquer, essa circunstância deverá ser mencionada no boletim de condição das praias e balneários, assim como qualquer outra que o órgão de controle ambiental julgar relevante.”

Durante a temporada de verão, as coletas serão feitas três vezes por semana, para retratar as condições mais reais da qualidade da água, e assim, garantir um banho de mar seguro aos moradores e turistas. Esse aumento da frequência, deve iniciar a partir da 2ª quinzena de dezembro e seguir até o carnaval.

Continua após o anuncio

Os 15 pontos analisados são: praias de Estaleirinho, Estaleiro, Taquaras e Lagoa de Taquaras, Laranjeiras, e Praia Central em frente à Rua 4009 – Pontal Sul, em frente as ruas 4000, 3500, 3000, 2500, 2000, 1400, 51 e 1001, e Pontal Norte. Os relatórios completos estão disponíveis no site da Emasa, no link: https://emasa.com.br/emasa/laboratorios/balneabilidade-praias–boletim-semanal/?ano_documento=2022

Emasa
(47) 3261-0000

Continua após o anúncio

Diretoria de Comunicação
Jornalista Renata Furlanetto
Foto: Arquivo PMBC

www.instagram.com/prefeituradebc 

FOTOS

Fonte: Prefeitura de Balneário Camboriú

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais