- PUBLICIDADE GOOGLE-

Aluno do polo do Projeto Fábrica de Gaiteiros de Blumenau vence o 3º Festival Virtual de Gaita Ponto

Na noite de ontem, dia 01, foi anunciado o vencedor do 3° Festival Virtual de Gaita Ponto, organizado pelo instituto do artista gaúcho Renato Borghetti.  Com o resultado, anunciado pelo próprio Renato Borghetti em uma live, o estudante da ECIM Cel. Pedro Christiano Feddesen e aluno do Projeto Fábrica de Gaiteiros desde 2019, João Victor Baruffi Laffin, conquistou o primeiro lugar no concurso e como premiação faturou uma gaita de oito baixos produzida pela Fábrica de Gaiteiros. 

O jovem acordeonista vencedor do concurso, João Victor, afirma que o interesse  pelo instrumento vem desde a infância. “Minha avó sempre foi apaixonada por gaita e me incentivava a aprender e poder ensinar a ela, assim começou a minha paixão pelo instrumento”. João também comemora a vitória no festival e agradece a oportunidade. “Fiquei muito feliz e surpreso com a conquista, pois concorri com participantes talentosos de outros estados. Foi a realização de um sonho. Quero aproveitar e agradecer ao empenho e iniciativa dada pelo professor Gustavo Almeida, ao incentivo do prefeito Mário Hildebrandt e de todos os envolvidos do nosso Centro Turístico e Cultural da Vila Itoupava”.

Continua após o anúncio

O intendente Distrital de Vila Itoupava, administrador Leandro Índio da Silva, destaca a importância do investimento público em ações culturais como Projeto Fábrica de Gaiteiros. “É uma ação muito concreta da Prefeitura de Blumenau, fomentando a valorização da cultura e da tradição alemã, voltada para a música; são oportunidades e experiências que os jovens levarão de aprendizado durante toda a sua vida, gerando inclusive diferenciais profissionais”, pondera.

Projeto Fábrica de Gaiteiros
O Projeto Fábrica de Gaiteiros oferta aulas gratuitas no Centro Turístico Cultural da Vila Itoupava, com recursos destinados pelo Fundo de Desenvolvimento da Vila Itoupava – Fumdevi. A ação é voltada para crianças de 6 a 16 anos, sendo desenvolvida por meio de convênio com o Instituto Renato Borghetti. Cerca de 50 alunos participam de encontros semanais de uma hora, segundas e terças-feiras, durante um ano. O objetivo da ação é promover a cultura por meio da formação com acordeão diatônico, instrumento conhecido popularmente na Região Sul do Brasil como gaita de oito baixos.

Continua após o anuncio

postada em 02/12/2022 14:31 – 16 visualizações

Fotos

Continua após o anúncio

Fonte: Prefeitura de Blumenau SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais