- PUBLICIDADE GOOGLE-

Saúde vai realizar ação do Dia Mundial de Luta contra AIDS

Nesta quinta-feira (01/12) é celebrado o Dia Mundial de Luta contra AIDS e para marcar da data, a Vigilância Epidemiológica, por meio do Centro de Orientação e Assistência Sorológica de Itapema (COASI) realizará testes rápido de HIV, sífilis, hepatite B e C neste sábado (03/12). A ação acontece no próprio COASI, localizado na Avenida Governador Celso Ramos, nº 534, ao lado da UBS Centro, das 8h às 12h e das 13h às 17h. 

“O vírus da Aids é conhecido como HIV e encontra-se no sangue, no esperma, na secreção vaginal e no leite materno das pessoas infectadas pelo vírus. Objetos contaminados pelas substâncias citadas, também podem transmitir o HIV, caso haja contato direto com o sangue de uma pessoa. A prevenção combinada é a melhor ferramenta que temos hoje para evitar novos casos ou o adoecimento de pessoas com o vírus, que vão desde o uso de preservativos em todas as relações sexuais, ou profilaxias pós e pré-exposição, testagem regular e a realização adequada do tratamento”, explicou a Coordenadora do COASI, Mariana Cavalcante de Albuquerque Duarte. 

Continua após o anúncio

Dados da DIVE/SC:

Em Santa Catarina os casos de HIV/Aids mantêm uma estabilidade. No entanto, ainda há uma preocupação com relação a novas infecções. No ano de 2020 foram notificados 2.972 novos casos, em 2021 foram 3.095 e, em 2022, até o mês de novembro, foram 2.055. 

Continua após o anuncio

Os homens são os mais infectados, em 2022 foram 1.385 homens para 670 mulheres e a faixa etária mais acometida é a de adultos jovens com idade entre 20 e 29 anos. Atualmente, um total de 45.029 pacientes realizam tratamento no estado.  

Data de inclusão 01/12/2022 14:15

Continua após o anúncio

Fonte: Itapema – SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais