- PUBLICIDADE GOOGLE-

Saúde mobiliza estrutura para ações frente às chuvas que atingem o Estado

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) está com equipes técnicas mobilizadas para as ações frente ao grande volume de chuvas que atingem Santa Catarina desde o último sábado. O trabalho está sendo realizado junto à Defesa Civil, buscando garantir o pleno atendimento de saúde nas estruturas estaduais.

Equipes de diferentes superintendências estão trabalhando no apoio às unidades hospitalares e às regionais de saúde. A maior atenção está nos municípios da Grande Florianópolis e do Sul.

Continua após o anúncio

“Esse é mais um momento delicado enfrentado no nosso estado, mas as nossas estruturas estão preparadas e dando a resposta necessária para minimizar os danos. Nossa preocupação, além de manter os atendimentos de saúde, é conscientizar a população para que não se coloque ainda mais em risco”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Aldo Baptista Neto.

Nas unidades que apresentaram necessidades emergenciais, principalmente causadas por alagamentos e desabastecimento de água e energia elétrica, foram acionadas prestadoras de serviços de abastecimento, como no caso do Hospital Regional de São José, que recebeu caminhões-pipa. Ainda nesta tarde, o Hospital Celso Ramos retornou a cirurgias. O Hospital Santa Teresa, em São Pedro de Alcântara, enfrenta problemas de acesso mas, apesar da falta de energia comercial, o gerador da unidade está garantindo a estabilidade e continuidade dos serviços.

Continua após o anuncio

Nesta manhã, um paciente infantil que seria transferido de Xanxerê para Florianópolis via terrestre foi transportado pelo modal aéreo devido aos bloqueios nas rodovias em razão dos deslizamentos. A Superintendência de Regulação (SUR) está em contato direto com os municípios e auxiliando nas transferências de pacientes de unidades impactadas.

Por questões de segurança, devido à complexidade do transporte, a distribuição de vacinas foi suspensa, no entanto, nenhum município apresenta falta de imunizante. A retomada do enviou está prevista para a próxima semana.

Continua após o anúncio

A Diretoria de Vigilância Sanitária, por meio do Vigidesastres e do Vigiágua, encaminhou orientações aos gestores municipais e à população. Os municípios que estiverem enfrentando maiores dificuldades deverão acionar os Planos Municipais de Emergência.

Com os altos volumes de chuva, podem ocorrer rompimentos, ocasionando a falta de água. Neste sentido, é solicitado:

  • uso consciente da água potável tratada, dando prioridade para uso de ingestão, preparo de alimentos e higiene pessoal, evitando, nos próximos dias, o uso de água para lavar calçadas, garagens e carros.
  • para os locais onde a fonte de água potável ou rede de abastecimento foi interrompida ou não está apresentando pressão suficiente para atendimento, orienta-se a população que faça uso de água mineral e, caso seja realizado uso de solução alternativa, tais como poços, busque junto à vigilância sanitária de seu município o hipoclorito de sódio 2,5% (adicionar 2 gotas para cada 1 litro de água, aguardando 30 minutos antes do consumo).

Também é preciso estar atento às doenças relacionadas aos alagamentos. Neste sentido, a orientação é de que a população não trafegue em locais onde há alagamentos, sob risco de descargas elétricas e contato com materiais que estejam submersos.

Com relação à transmissão de doenças, como a leptospirose, em que há um aumento de casos em épocas de chuvas, a orientação é que, caso seja preciso circular por ambientes em que haja possibilidade de contaminação, que sejam utilizados equipamentos de proteção, como botas e luvas.

Caso necessite de apoio em situações de risco, como alagamentos, deslizamentos, queda de árvores entre em contato com:

SAMU – 192
Defesa Civil – 199
Bombeiros – 193

Fonte: Governo SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais