- PUBLICIDADE GOOGLE-

Prefeito Mário Hildebrandt reúne secretários para tratar sobre a situação das chuvas na cidade

O prefeito Mário Hildebrandt reuniu nesta quinta-feira, 1, os secretários das pastas que atuam ou estão diretamente envolvidos com a situação das chuvas volumosas desde o último sábado, 26 em toda a região. Acompanhado da vice-prefeita Maria Regina de Souza Soar, Hildebrabdt conversou com o grupo, ouvindo o detalhamento das ocorrências e solicitando um levantamento de recursos necessários para garantir os trabalhos de manutenção no período, como a abertura de ruas afetadas por queda de barreiras ou árvores, trabalhos de desobstrução de vias e serviços de manutenção. 

A Prefeitura de Blumenau e as secretarias municipais estão mobilizadas com a situação das chuvas e das ocorrências que tem assolado a região. De acordo com a Defesa Civil, 172 chamados foram realizados até o presente momento, sendo destes, 99 por motivo de deslizamento de terra, 66 por avaliação de risco e seis por inundações. Destes, o bairro Itoupava Norte segue como a localidade mais atingida. 

Continua após o anúncio

De acordo com o AlertaBlu, a previsão do tempo para os próximos dias se altera pouco em relação ao cenário registrado nesta semana, com a chuva fraca e moderada persistindo, intercalando com momentos de nebulosidade e alguns momentos de abertura de sol. Por esse motivo, a Defesa Civil segue monitorando a situação e atendendo os chamados da comunidade, que pode acionar o município pelo 199, ou então pelo 193 dos Bombeiros. 

Vale ressaltar que, o nível do Rio Itajaí Açu está em 3,70m e não preocupa a Defesa Civil, tendo em vista que há volume de chuva significativo no Alto Vale. Contudo a maior atenção do município segue sendo para os deslizamentos de terra. 

Continua após o anuncio

Diante das 172 ocorrências, a Secretaria de Conservação e Manutenção Urbana (Seurb) tem intensificado os trabalhos para assegurar a desobstrução e limpeza das vias públicas. As equipes de manutenção seguem trabalhando em ruas como a Profº Jacob Ineichen, Reinholdo Otto, Rio Bonito e Max Link que registraram diversos deslizamentos. Já na Rua Nilton César Marcos, a Seurb trabalha no rompimento de uma rocha que corre o risco de desabar e atingir as residências vizinhas. Os trabalhos também se concentraram na liberação de ruas bloqueadas devido à queda de barreiras ou árvores, como nas ruas Hermann Hering, Hermann Kratz, Henrique Reif e Arnold Hemmer, todas já desbloqueadas e com trafego liberado. 

Para os próximos dias a secretaria de manutenção irá também intensificar os trabalhos de macadamização, patrolagem e também a operação tapa-buraco para normalizar a situação dos bairros. Todas as regiões com demandas reprimidas serão contempladas com a devida manutenção. Vale ressaltar que, a situação da Ligação Velha-Garcia está sendo monitorada e até o momento segue normal, sem nenhuma queda de barreira no local. 

Continua após o anúncio

Quanto aos casos de maior gravidade atendidos pela Defesa Civil, há uma ocorrência na Rua Epitácio Werner, na Itoupava Central, onde um deslizamento de terra atingiu duas residências, necessitando a evacuação das propriedades. Uma destas famílias foi direcionada a casa de parentes, enquanto a outra família foi realocada pelo serviço social para do Abrigo Municipal (Amblu). Da ocorrência do fim de semana na Rua Augusto Groh, na Nova Esperança, uma residência também atingida por queda de barreira, foi direcionada a casa de familiares. Até o momento, de acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes) seis famílias precisaram deixar suas residências, sendo orientadas e acompanhadas por profissionais da assistência social.  

As Escolas e Centros de Educação Infantil seguem monitorando e se comunicando com as famílias de forma pontual em caso de necessidade. As aulas da rede pública municipal de ensino seguem mantidas.

postada em 01/12/2022 16:36 – 22 visualizações

Fotos

Fonte: Prefeitura de Blumenau SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais