- PUBLICIDADE GOOGLE-

Museu de Arte de Joinville será reaberto ao público nesta quinta-feira

O Museu de Arte de Joinville (MAJ) reabre ao público nesta quinta-feira (1º/12), a partir das 19h. O local, fechado desde 2019, apresentará à comunidade a exposição “Escolha e Poder”.  Estarão à disposição dos visitantes 25 obras, a maioria de artistas catarinenses. Todos os trabalhos fazem parte do acervo do Museu. A exposição tem curadoria coletiva e envolveu profissionais que atuam no espaço cultural. 

Além do processo de seleção compartilhada das obras, a curadoria também teve como norte temáticas que deram o nome a exposição “Escolha” e “Poder”. Dentro desses assuntos, outros se desdobram, conforme explica a coordenadora do MAJ, Angela Peyerl.

Continua após o anúncio

“Falamos também da relação entre público e privado, sendo as obras do hall e sala do Museu, mais voltadas aos universos pessoais e intimistas, e as do porão, elencando temas universais”.

Ainda de acordo com a coordenadora do espaço, a exposição contempla praticamente obras que nunca foram a público.

Continua após o anuncio

“Temos um acervo com 1026 peças e parte nunca esteve à mostra, por isso essa exposição é também relevante, pelo ineditismo, dizemos então que o protagonista desta vez será o acervo”, explica Angela.

A exposição contará com obras de 22 artistas, entre eles Carlo Vergara, Hamilton Machado e Doraci Girrulat. Os trabalhos apresentam linguagens diversas como pinturas, esculturas e instalações.

Continua após o anúncio

A celebração oficial da reabertura do MAJ inicia às 19h, mas antes, a partir das 16h, o público poderá conferir nos jardins do local uma movimentação com feira de artesanato e food trucks. As atrações se estendem até a noite, fazendo parte da festa da volta do Museu à comunidade. 

O Museu de Arte ficará aberto para visitação de terça a domingo, das 10h às 16h.

Plano Museológico 

Além da reabertura, a data também contará com outro momento importante para a história do MAJ: a entrega do Plano Museológico. A iniciativa foi elaborada pela produtora cultural Sarah Pinnow e recebeu recursos para a execução do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, do Governo de Santa Catarina, no edital de 2021.

Segundo a coordenadora do MAJ, Angela Peyerl, o documento é importante porque norteará a atuação do espaço pelos próximos anos. “Com o Plano temos o diagnóstico do Museu, da situação em que se encontra, e as proposições para tornar o espaço cada vez melhor, mais acessível e relevante culturalmente”, explica.

A gerente de Patrimônio e Museu da Secretaria de Cultura e Turismo, Roberta Meyer, esclarece que tanto o Plano Museológico quanto a reabertura fazem parte de uma série de ações da administração do espaço.

“É importante lembrar que nunca estivemos inoperantes, estabelecemos nos últimos anos a Comissão de Acervo, elaboramos um Novo Regimento Interno para o MAJ, além de elegermos novos membros para o Conselho Consultivo. Todos esses são movimentos importantes para restabelecer o Museu como promotor de cultura, reflexão e criação, vocação do MAJ desde a sua inauguração”, conclui Roberta.

Fonte: Prefeitura de Joinville

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais