- PUBLICIDADE GOOGLE-

Entrega de kits para a prevenção ao HIV marca o início do Dezembro Vermelho no município

A campanha ‘Dezembro Vermelho’ inicia nesta quinta-feira, dia 1º de dezembro, em Blumenau. A data marca o Dia Mundial de Combate à Aids e a equipe do Centro Especializado em Diagnóstico, Assistência e Prevenção (CEDAP) receberá seus usuários com um café de integração a partir das 9h. 

Entre as ações do período estão: a divulgação e a entrega de kits para a prevenção ao HIV nos terminais da cidade, ações de autocuidado, como massagem e relaxamento aos usuários que circularem pelo CEDAP e testagem gratuita nas mais de 100 unidades de saúde do município.

Continua após o anúncio

A coordenadora do CEDAP, Diana Flavia, alerta para a necessidade da população sexualmente ativa fazer o teste de HIV ao menos uma vez por ano. “Além da transmissão por via sexual, pode haver risco de transmissão do HIV de mãe para filho, seja durante a gestação/parto ou amamentação. O diagnóstico precoce evita o adoecimento e o risco de transmissão, por isso, a necessidade de identificar a presença do vírus e iniciar o tratamento o quanto antes. A testagem pode ser feita no CEDAP ou nos Ambulatórios Gerais (AGFs) e unidades Estratégia Saúde da Família (ESFs) do município”, comenta.

Dados da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) apontam que, de janeiro a novembro deste ano, 196 novos casos de infecção por HIV foram registrados, uma média de dezoito por mês.  “Um dos desafios atuais é criar novas estratégias para impedir a transmissão do HIV durante o aleitamento materno, pois, nos últimos anos, em Blumenau, nós tivemos o diagnóstico de HIV em crianças, infectadas durante a amamentação. Fica o alerta para as mães que amamentam que façam o teste de HIV durante esse período”, alerta o secretário de promoção da saúde, Marcelo Lanzarin. 

Continua após o anuncio

O secretário ressalta, ainda, que a prevenção ao vírus do HIV é extremamente importante. “Por isso, o município disponibiliza diversas alternativas de prevenção à população, como a testagem rápida em todas as unidades de saúde, preservativos, PEP e PREP e tratamento para as pessoas com diagnóstico positivo.”

Profilaxia Pré-Exposição (PrEP)  
Com o objetivo de prevenir a infecção pelo HIV e promover uma vida sexual mais saudável, desde outubro de 2020, o CEDAP oferece um tratamento chamado de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP)  de risco à infecção pelo vírus. Atualmente cerca de 200 pessoas fazem uso da PrEP, que consiste no uso diário e contínuo de medicamentos antirretrovirais para reduzir a probabilidade de infecção pelo HIV. 

Continua após o anúncio

Profilaxia Pós-Exposição (PEP)
A PEP também é oferecida pelo CEDAP, que atende, em média, 10 pessoas por semana em Blumenau. A medida de prevenção de urgência deve ser realizada, preferencialmente, nas primeiras duas horas após a exposição e no máximo, em até 72 horas, em situação de risco à infecção pelo HIV.

A profilaxia pós-exposição consiste no uso de medicamentos ou imunobiológicos para reduzir o risco de adquirir essas infecções e deve ser realizada por um período de 28 dias. A pessoa é acompanhada pela equipe de saúde, inclusive após esse intervalo de tempo.

Programação
1/12: ‘Projeto te encontrei’: divulgação e entrega de kits de prevenção nos terminais. Café de integração para funcionários e pacientes, ações de autocuidado, como sessão de massagem e relaxamento.

3/12: Ação no Parque Ramiro Ruediger, com orientação e testagem rápida para HIV, Hepatite B e C e Sífilis no período matutino.

CEDAP
O Centro Especializado em Diagnóstico, Assistência e Prevenção (CEDAP) atende, atualmente, cerca de 4.500 pacientes (entre pessoas que vivem com HIV e hepatites virais, tuberculose e, também, hanseníase).

A equipe do CEDAP está disponível para sanar dúvidas sobre as Profilaxias Pré e Pós (PREP – PEP) exposição e orientar a população com as demais informações sobre HIV-Sífilis – Hepatites Virais – Tuberculose e Hanseníase. O CEDAP fica na Rua Paraíba, 380, Centro, e a população pode entrar em contato, das 8h às 17h, pelos telefones: (47) 3381-7800 ou (47) 3381-7801.    

Assessora de comunicação: Elaine Malheiros

postada em 30/11/2022 17:37 – 8 visualizações

Fotos

Fonte: Prefeitura de Blumenau SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais