- PUBLICIDADE GOOGLE-

Prefeito Mário Hildebrandt anuncia criação da Secretaria de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto

O prefeito Mário Hildebrandt anunciou na tarde desta quarta-feira, 30, a criação da Secretaria de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto, além de instituir o Programa de Inclusão do Paratleta no Mercado de Trabalho. No ato, estiveram presentes a vice-prefeita Maria Regina de Souza Soar, a secretária Municipal de Educação, Patrícia Lueders, o líder do governo na Câmara de Vereadores, Jovino Cardoso Neto e a vereadora e criadora do Programa Paradesporto em Blumenau, Giselle Chirolli. Cerca de dez paratletas, acompanhados de familiares e representantes da iniciativa privada que contribuem para a manutenção do Paradesporto blumenauense também estiveram presentes.

O projeto para a criação da nova secretaria segue para aprovação da Câmara de Vereadores de Blumenau. Se aprovado, os trabalhos da pasta devem iniciar em fevereiro do próximo ano. O objetivo é garantir a implementação de políticas públicas de inclusão social das pessoas com deficiência.

Continua após o anúncio

O prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, ressaltou a importância das ações, destacando que são uma ferramenta para seguir transformando a realidade das pessoas. “Eu acredito muito no Paradesporto e tenho certeza que conseguiremos continuar mudando a vida das pessoas por meio da oferta de políticas públicas de inclusão. Blumenau já é referencia com o Paradesporto e agora seremos pioneiros em Santa Catarina e no Sul do país.

A Secretaria de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto será a responsável por desenvolver projetos e políticas de inclusão e acesso a cidadania para pessoas com deficiência. Além disso, com a nova pasta, o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, que hoje atua junto a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, passará a desempenhar suas funções deliberativas junto da Secretaria Municipal de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto.

Continua após o anuncio

Atualmente o Programa de Paradesporto de Blumenau é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação. Com a nova pasta, o Paradesporto escolar, realizado no contraturno, permanecerá na Educação, enquanto o esporte de rendimento e as políticas de inclusão serão agregadas à nova secretaria.

Durante a reunião, o prefeito assinou ainda o Fundo Municipal da Pessoa Com Deficiência (FMPCD). Na mensagem direcionada a Câmara de Vereadores, Hildebrandt ressaltou que o Fundo tem atribuições voltadas exclusivamente à implementação de políticas públicas de inclusão social das pessoas com deficiência.

Continua após o anúncio

Programa de Inclusão
O Programa de Inclusão do Paratleta no Mercado de Trabalho, também assinado nesta quarta-feira, regulamenta que as empresas tenham segurança junto ao Ministério do Trabalho, de ofertar as vagas para os paratletas  e garantir condições para que os mesmos acessem o mercado de trabalho. O projeto, idealizado por Giselle Chirolli,  já funciona há cerca de três anos com a Associação de Paradesporto de Blumenau (Apesblu) e possui sete empresas parceiras e 10 paratletas no mercado de trabalho, agora será transformado em política pública do município. O Programa será vinculado à nova secretaria.

postada em 30/11/2022 19:21 – 3 visualizações

Fotos

Fonte: Prefeitura de Blumenau SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais