Evento em Itá reúne representantes de países do Mercosul para conservação da Bacia do Rio Uruguai

- PUBLICIDADE -
Continua após a Publicidade

A cidade de Itá, no Oeste do estado, será palco do Simpósio Internacional Rio Uruguai dos Encontros: União pela Conservação que acontece nos dias 1º e 2 de dezembro e reunirá representantes do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai para promover a integração em prol da Bacia do Rio Uruguai. O encontro é uma iniciativa do Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) e da Secretaria Executiva do Meio Ambiente (Sema).

“É um prazer receber um evento deste porte na minha conterrânea cidade. Este Simpósio tem papel fundamental na integração regional para o desenvolvimento ambiental, cultural, econômico e político da população que vive ao longo do Rio Uruguai”, enfatiza o secretário da SDE, Jairo Luiz Sartoretto.

- PUBLICIDADE -
Continua após a Publicidade

O secretário da Sema Leonardo Porto Ferreira destaca a importância do evento: “Vamos promover a integração das cidades e sociedades civis, parlamentos e autoridades por meio de pessoas físicas e jurídicas e entidades públicas e privadas da Bacia do Rio Uruguai”.

Para o diretor de Biodiversidade e Clima da SDE, Luciano Augusto Henning, um dos objetivos da reunião é discutir e ratificar os princípios da Carta de Itá firmada em 2012 pelos participantes da Terceira Reunião do Fórum de Conservação do Rio Uruguai, da União dos Parlamentares Sul-americanos e Mercosul (UPM). “Também vamos divulgar legislações que regem o gerenciamento hídrico local, a fim de criar uma rede permanente de informação”, explica.

O Simpósio contará com a participação de autoridades nacionais e governadores dos estados, províncias ou departamentos da bacia do Rio Uruguai. Já estão confirmadas a presença do diplomata Paulo Mendes de Carvalho Guedes, representando o Ministério das Relações Exteriores, o coordenador da Agência Nacional de Águas, Osman Fernandes da Silva, o secretário da SDE, Jairo Luiz Sartoretto, o secretário da Sema, Leonardo Porto Ferreira, o presidente do IMA, Daniel Vinícius Netto, a secretária da Sema/RS, Marjorie Kauffmann e o comandante da Polícia Militar Ambiental PMA/SC, Fábio Henrique Machado.

Além disso, também estarão presentes representantes do Mercosul, como o diretor de Articulação Política da UPM, Flávio Monteiro, o secretário da UPM do Bloco Argentino, Germán López e o presidente do Fórum do Rio Uruguai, José Pérsigo.

Link de Inscrição: https://forms.gle/YsPTTXHyNbt5TvZZ8

Texto: Pablo Mingoti 

Mais informações para a imprensa:
Mônica Foltran
Assessoria de Comunicação
Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável – SDE
Fone: (48) 3665-2261 / 99696-1366
E-mail: [email protected]
Site: www.sde.sc.gov.br

Fonte: Governo SC

Continua após a Publicidade