- PUBLICIDADE GOOGLE-

Prefeitura de Florianópolis em parceria com empresas instalará coletoras de bitucas nas praias e bairros do Município

A Prefeitura de Florianópolis, em parceria com as empresas Japan Tobacco International (JTI) e a Poiato Recicla, lançou nesta terça-feira (29) a instalação de coletores de bitucas em 10 praias e bairros do Município. Através da instalação das caixas coletoras, as bitucas terão o descarte adequado, além da realização da reciclagem do material, para posteriormente ser utilizado em itens de artesanato.

Será feita distribuição estratégica e sinalizada de pontos de coleta de bitucas por toda Florianópolis. As praias e os bairros que receberão as caixas coletoras são: Canasvieiras, Jurerê Internacional, Beira Mar Norte, Ponte Hercílio Luz, Lagoa da Conceição, Campeche, Morro das Pedras, Beira Mar Continental, Costão do Santinho e Ingleses.

Continua após o anúncio

Além da coleta, serão realizadas campanhas de sensibilização e conscientização sobre o impacto negativo ao meio ambiente causado pelo descarte irresponsável dos rejeitos de cigarro.  “A bituca de cigarro é o lixo mais tóxico de uma cidade sem indústria, como Florianópolis, pois possui materiais pesados. Apesar do pouco impacto no volume total de lixo da cidade, ela causa um grande impacto de proteção ambiental. Inclusive, alguns estudos apontam que a bituca é um dos lixos mais tóxicos para vida marinha”, explica o Secretário Municipal do Meio Ambiente, Fábio Braga.

Todo o material coletado seguirá para reciclagem e transformado em massa celulósica. Essa massa é doada a entidades assistenciais de Florianópolis para produção de itens como blocos de notas e artesanato. Esta cadeia de ações contribui efetivamente para o fortalecimento da economia circular, que promove o desenvolvimento econômico, priorizando insumos renováveis e recicláveis, além de proporcionar geração de renda a famílias em vulnerabilidade social. 

Continua após o anuncio

“A instalação desses coletores de bitucas na Capital é mais um passo para atingir a nossa meta Florianópolis Lixo Zero 2030. Somente em 2021 reciclamos cerca de 20 mil toneladas dos resíduos da cidade e a coleta e reciclagem das bitucas de cigarro vem para somar os nossos esforços. Essa ação trará mais sustentabilidade para o município e fomento ao artesanato local, incrementando a renda de muitas famílias”, ressalta o prefeito de Florianópolis, Topazio Neto.


Fonte: Prefeitura de Florianópolis

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais