IMA entrega Prêmio Fritz Müller para as melhores iniciativas ambientais de 2022

- PUBLICIDADE -
Continua após a Publicidade

A noite desta terça-feira, 29, será marcada pela entrega dos troféus da 23ª edição do Prêmio Fritz Müller para as melhores iniciativas e projetos ambientais de 2022. A cerimônia será realizada a partir das 19h, de forma presencial, na sede da Federação da Indústria do Estado de Santa Catarina (Fiesc), em Florianópolis.

O maior reconhecimento ambiental do estado, através do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), será concedido a 12 projetos realizados por 10 empresas públicas e privadas, divididos por categorias, e que resultam em benefícios para o desenvolvimento sustentável (ver lista abaixo).

- PUBLICIDADE -
Continua após a Publicidade

Em mais de 40 anos de história, o prêmio já foi entregue a mais de 400 empreendimentos e personalidades na área ambiental. Nesta edição, concorreram 88 projetos de empresas públicas e privadas de todo o estado.

O nome da honraria é uma homenagem ao importante naturalista alemão Johann Friedrich Theodor Müller, que viveu em Santa Catarina por 45 anos e completou em 2022 o seu bicentenário de nascimento. Considerado um revolucionário, estudioso do meio ambiente e precursor da ecologia, Fritz Müller foi aclamado como príncipe dos observadores da natureza.

“A realização da 23ª edição do prêmio ganha ainda mais relevância em função do bicentenário de nascimento do naturalista Fritz Müller, neste ano. E ficamos muito felizes em poder dar continuidade a essa honraria que reconhece talentos, projetos inovadores e ações de sustentabilidade em prol do meio ambiente em Santa Catarina”, afirmou o presidente do IMA, Daniel Vinicius Netto.

A premiação é concedida pelo Governo do Estado, por meio do IMA, e conta com apoio da Fiesc e patrocínio da Aurora, Engie, Portobello, e Supermercado Condor. O evento será transmitido ao vivo pelo Youtube do IMA.

Prêmio Raulino Reitz de Conservação da Natureza

A solenidade desta noite também reverencia uma personalidade que se destaca na atuação ambiental com Prêmio Raulino Reitz de Conservação da Natureza. O homenageado de 2022 é o catarinense Francisco Antônio da Silva Filho. 

Natural de Florianópolis, o biólogo trabalhou na Prefeitura Municipal junto à Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram) por 35 anos e está entre as dez pessoas que mais coletaram plantas na Ilha de Santa Catarina. Francisco foi ainda responsável técnico por inventários florestais, Planos de Recuperação de Áreas Degradadas (PRADs) e pela identificação da ocorrência de espécies raras, endêmicas e ameaçadas de extinção, além de ter publicado inúmeros artigos científicos com grande contribuição na área ambiental catarinense.

O nome deste prêmio é uma homenagem ao cientista Raulino Reitz, fundador da extinta Fatma e referência na preservação da natureza catarinense.

Confira a lista dos projetos premiados:

Categoria: Agricultura Sustentável

Epagri

Projeto: Melhoramento Genético da Macieira: tecnologias para o desenvolvimento econômico e ambientalmente sustentável da fruticultura brasileira (Melhora Maçã)

Categoria: Conservação de Insumos de Produção (Água)

Portobello

Projeto: Embaixadores do Meio Ambiente Portobello

Categoria: Conservação de Insumos de Produção (Energia)

Schulz Compressores

Projeto: Avaliação de Ciclo de Vida de Produtos

Categoria: Conservação de Recursos Naturais e da Vida Silvestre

RPPN Catarinense

Projeto: Apoio à Elaboração de Planos de Manejo para RPPNS em Santa Catarina

Categoria: Controle da Poluição

Cooperativa Aurora 

Projeto: Ecotruck: veículos elétricos como fonte alternativa de energia e controle de poluição na Aurora Coop

Categoria: Educação Ambiental  

Escola da Fazenda

Projeto: Sala Verde

Categoria: Gestão Ambiental

Whirlpool

Projeto: Gestão Ambiental Proativa: Desenvolvimento de Processo e Produtos

Categoria: Projetos Socioambientais

Core Case Suprimentos de Sondagem e Geologia

Projeto:  We Nature

Categoria: Reciclagem

BMW do Brasil

Projeto: Segunda vida para baterias de veículos elétricos

Categoria: Recuperação de Áreas Degradadas 

Epagri

Projeto: Revitalização do Rio Água Verde em Canoinhas

Categoria: Resíduos Sólidos

GDC Alimentos S.A (Gomes da Costa)

Projeto: Programa Resíduo Zero Gomes da Costa

Categoria: Turismo Ecológico e Sustentável

Epagri

Projeto: Caminho da Mata Atlântica 

Informações adicionais para a imprensa:

Márcia Callegaro

Assessora de Comunicação do IMA

(48) 98805-6472

Fonte: Governo SC

Continua após a Publicidade